IPVA RS 2020: desconto de 21,6% continua neste mês

Os motoristas gaúchos ainda podem receber um desconto de 21,6% para aqueles que pagarem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA RS 2020), até o dia 28 de fevereiro. 

IPVA RS 2020: desconto de 21,6% continua neste mês
IPVA RS 2020: desconto de 21,6% continua neste mês (Imagem:Reprodução/Google)

A parcela deve ser paga em cota única, ou seja, de uma única vez. Assim, o contribuinte irá obter 2% de desconto, porém é possível somar esse desconto a outros dois.

Leia também: IPVA 2020 pode ser consultado na internet; aprenda como no passo a passo

O primeiro é o programa Bom Pagador, no qual o contribuinte pode conseguir 15% de desconto e pode ser usado pelos motoristas que não foram multados nos últimos três anos.

Para aqueles que não registram multas há dois anos o desconto é de 10%, e para quem está há 1 ano sem ser autuado o abatimento é de 5%.

Outro tipo de desconto é o Bom cidadão que está ligado ao Nota Fiscal Gaúcha, neste o desconto é calculado pelo acúmulo das notas.

Quem tem 150 notas acumuladas em seu CPF pagarão 5% a menos, para aqueles que têm 100 notas o desconto é de 3% e para quem tem 50 notas o abatimento é de 1%.

Os dois descontos podem ser cumulativos e têm validade apenas para aqueles que pagarem o IPVA RS 2020 em dia. 

Os dados relativos aos veículos podem ser consultados no site da Secretaria da Fazenda do Estado ou nos aplicativos de dispositivos móveis, como os valores a pagar, multas e pendências

Há também a possibilidade de parcelar o tributo, nessa forma de pagamento o motorista terá um desconto de 3% sobre o valor da primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira. As outras duas serão em fevereiro até o dia 28 e até 31 de março. 

O pagamento do IPVA pode ser realizado diretamente nos sistemas online ou presencial nos bancos credenciados pelo governo.

Sendo: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Banco do Brasil (somente para clientes) e Agências Lotéricas da Caixa. Para isso basta ter em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou apenas a placa e o Renavam do veículo. 

No início do ano o governo informou que 308,5 mil contribuintes já haviam quitado o IPVA RS 2020 em dezembro, o que ajudou o governo a pagar a folha salarial de novembro dos funcionários públicos de forma adiantada.

Segundo dados da Secretaria da Fazenda (Sefaz), cerca de 972,3 mil colocaram o tributo em dia, esse número equivalente a 26,9% dos contribuintes. Ao todo, o estado tem 3,6 milhões de veículos em sua frota. 

Leia também: Como sacar o Bolsa Família? Todas as formas de liberação do dinheiro

O governo gaúcho tinha como pretensão arrecadar R$850 milhões, mas já conseguiu R$886,9 milhões com a antecipação.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!