Bolsa Família 2020: sobe número de pessoas na fila de espera com alerta para crise

Apesar dos anúncios de reformulação, o Bolsa Família 2020 vem vivenciando uma crise em seu funcionamento. Com a redução do orçamento, o programa está acumulando uma fila de espera de mais de 1 milhão de famílias. Os brasileiros, já registrados no Cadastro Único, mesmo correspondendo as exigências do ministério da cidadania, estão tendo sua aprovação barradas.

Bolsa Família 2020: sobe número de pessoas na fila de espera com alerta para crise (Imagem: Reprodução - Google)
Bolsa Família 2020: sobe número de pessoas na fila de espera com alerta para crise (Imagem: Reprodução – Google)

A cada três cidades mais pobres do país, uma ficou sem acesso aos benefícios. Isso porque o valor de R$ 30 milhões reservados não custeia nem mesmo as mudanças propostas pelo presidente Jair Bolsonaro, que sugere o aumento dos auxílios.

A última vez em que a fila de espera do Bolsa Família se estendeu foi em julho de 2017, sob o governo do até então presidente Michel Temer. Questionado sobre o entrave, Osmar Terra, ministro da cidadania, explicou que a situação deverá ser condida em breve.

Leia também: Mudanças no Bolsa Família para 2020: veja o que diz o ministro da Cidadania

Ele alega que o motivo da suspensão de novos beneficiários diz respeito a ação de fiscalização dos cadastros já existentes. Nomeada de pente-fino, a medida vem revisando os dados dos beneficiários desde 2019, com o objetivo de desligar aqueles que estão irregulares.

Osmar defende que com o fim da revisão, poderá aceitar novos brasileiros. Entretanto, ressalta que será preciso esperar para que isso aconteça. O ministro explica que a aceitação de novos dados dificultará nas análises já em andamento.

Segundo ele, o desligamento dos brasileiros que estão recebendo as bolsas de forma errada resultará também em um acréscimo no orçamento do projeto.

Leia também: Como vão funcionar os descontos no seguro desemprego em 2020? Entenda!

Na última sexta-feira (7), um grupo de deputados do PSOL enviou um requerimento para convocar o ministro a um debate no plenário sobre o assunto. Se a convocação for aprovada, Terra será obrigado a comparecer.

Sobre o Bolsa Família

Trata-se do principal projeto social brasileiro. Atualmente, o programa beneficia mais de 13,5 milhões de famílias que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Para poder ser um beneficiário, é preciso ter uma renda máxima de até R$ 89 por pessoa e estar devidamente registrado no Cadastro Único. Os valores dos benefícios variam de acordo com a situação social, quantidade de familiares dependentes, faixa etária e mais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.