Inscrição financiamento estudantil: saiba até quando pode contratar

Atenção, estudantes! As inscrições para tentar uma vaga no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começou nessa quarta-feira (5). Os interessados deverão acessar o site do programa e criar um cadastro por meio do número do CPF. O portal estará disponível até as 23h59 do dia 12 de fevereiro, posteriormente não será mais possível fazer a inscrição no financiamento estudantil.

Inscrição financiamento estudantil: saiba até quando pode contratar (Imagem: Reprodução - Google)
Inscrição financiamento estudantil: saiba até quando pode contratar (Imagem: Reprodução – Google)

Desenvolvido em 2011, o Fies funciona como uma espécie de empréstimo estudantil para os brasileiros que não têm condições de custear a mensalidade de uma instituição de ensino superior.

As bolsas podem ser integrais de 100%, como também de 75%, 50% e 25% a depender da situação financeira do candidato.

Leia também: Empréstimo financeiro se tornou mais fácil com nova modalidade do mercado

Para se candidatar é preciso ter uma renda família bruta de até três salários mínimos (por mês) e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2010 até 2019.

No caso da prova, o estudante deve ter uma pontuação mínima de 450 na média total, não podendo ter zerado a redação.

Prouni e Fies

Quem está tentando ser aceito no Programa Universidade Para Todos pode participar do Fies, tendo direito a uma bolsa de 50% custeada pelo projeto. O procedimento de inscrição é o mesmo e deve ser feito online.

A classificação dos aprovados será definida de acordo com as notas do ENEM. Quem tiver uma maior média, terá mais chances de ser aceito.

Entretanto, aqueles que nunca ingressaram em uma universidade terão maiores oportunidades de entrada. No ato da inscrição, o candidato pode selecionar até três cursos de seu interesse, desde que estes tenham vagas pelo Fies.

Calendário de inscrição financiamento estudantil

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o resultado da pré-seleção será informado no dia 26 de fevereiro. Aqueles que não forem aprovados imediatamente ficarão em uma fila de espera, podendo ser aceitos em caso de desistência.

O novo chamamento acontecerá ainda no primeiro semestre, mas sem data exata até então. Já a partir do mês de julho serão abertas novas inscrições.

Ao completar a sua inscrição, o candidato tem um prazo de cinco dias para comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino para análise da documentação exigida no portal do MEC.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA