Desconto no seguro desemprego 2020 será obrigatório? Entenda como vai funcionar

Brasileiros poderão ter que contribuir ao INSS por meio do seguro-desemprego. Na terça-feira (4), o deputado Christino Aureo, relator da medida provisória que criou o programa Verde e Amarelo, afirmou que está trabalhando para tornar o desconto no seguro desemprego 2020, que funcioná como contribuição previdenciária, opcional. Segundo ele, o texto passará pela análise do Congresso em breve e poderá mudar o funcionamento do auxílio.

Desconto no seguro desemprego 2020 será obrigatório? Entenda como vai funcionar (Imagem: Reprodução - Google)
Desconto no seguro desemprego 2020 será obrigatório? Entenda como vai funcionar (Imagem: Reprodução – Google)

Até o ano de 2019, o governo federal tinha decretado a cobrança da contribuição para aqueles que desejassem receber o benefício. Entretanto, com a proposta de Auero, o pagamento poderá ser opcional, permitindo que os brasileiros escolham se desejam ou não serem contemplados.

Leia também: Seguro desemprego 2020 vai receber desconto previdenciário na parcela do próximo mês

A MP referente a proposta tinha sido editada pelo presidente Jair Bolsonaro em novembro de 2019, mas ainda não passou pela validação do Congresso, permitindo uma nova modificação em seu texto.

Segundo a proposta atual, a contribuição previdenciária referente ao seguro-desemprego começaria a valer em março e o pagamento seria liberado apenas para contratos firmados a partir de janeiro deste ano.

Desconto no seguro desemprego

A nova proposta possibilita que o trabalhador escolha se deseja ou não fazer a contribuição, desse modo, o período de recebimento do seguro não será contabilizado nos cálculos de sua aposentadoria.

“Essa taxação, uma das ideias que se tem é torná-la opcional, […] não teremos que taxar a pessoa desempregada compulsoriamente. É um avanço que nós certamente teremos, sim”, afirmou o deputado.

Atualmente, o valor do seguro tem como base o salário mínimo de R$ 1.045 e o pagamento final é determinado de acordo com o tempo e média salarial dos trabalhadores.

Para isso, o governo leva em consideração a renda dos três últimos meses anteriores à sua demissão. Conforme o texto da MP, para este ano a quantia terá uma variação entre 7,5% e 11%.

Leia também: Cesta básica tem aumento de custo impressionante em 11 capitais

Sobre o seguro desemprego

Tem direito ao benefício todo e qualquer trabalhador que tenha exercido atividades profissionais de carteira assinada por pelo menos trinta dias. Além disso, pescadores fora do período de produção e brasileiros encontrados em situação de trabalho similar a escravidão também são contemplados.

Durante o pagamento do seguro, o beneficiário não pode receber nenhum outro auxílio trabalhista e nem tão pouco apresentar registro de sociedade em alguma empresa. O pagamento é feito entre 3 a 5 parcelas, a depender da situação de cada trabalhador.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.