Contribuição do INSS no seguro desemprego vai ser opcional; vale a pena escolher?

Brasileiros que quiserem ser inclusos na contribuição do INSS no seguro-desemprego poderão ter benefícios em suas aposentadorias. A partir de agora, quem recebe o auxílio terá a chance de optar pelo pagamento de 7,5% ao INSS, de modo que contabilize a prestação de contas na hora de se aposentar. Entretanto, a proposta ainda não foi validada pelo congresso, deixando muitos em dúvida se vale apena ou não o investimento.

Contribuição do INSS no seguro desemprego vai ser opcional; vale a pena escolher? (Imagem: Reprodução - Google)
Contribuição do INSS no seguro desemprego vai ser opcional; vale a pena escolher? (Imagem: Reprodução – Google)

Mesmo estando desempregado, o cidadão poderá contribuir fazendo com que o benefício facilite sua entrada na aposentadoria. Porém, terá que lidar com uma diminuição no valor das parcelas liberadas pelo INSS.

Leia também: Nova parcela mínima do seguro desemprego começa a valer na terça-feira (11)

Para esclarecer as dúvidas, separamos algumas perguntas cruciais afim de que os leitores possam entender um pouco mais sobre as modificações no benefício.

Quem pode receber o seguro desemprego?

Antes de decidir se irá ou não contribuir, é preciso estar ciente de quais as obrigatoriedades exigidas para poder receber o auxílio. No caso do seguro-desemprego, têm direito ao pagamento todos:

  • Aqueles demitidos sem justa causa;
  • Pescadores profissionais durante o período em que a pesca é proibida devido à procriação das espécies;
  • Trabalhadores resgatados da condição análoga à de escravidão.

O tempo de contribuição será computado na aposentadoria, mesmo o trabalhador estando desempregado?

Nesse caso, recebendo ou não o seguro-desemprego, o cidadão poderá contribuir para o INSS, uma vez em que há a modalidade de segurado facultativo, ou seja, sem obrigatoriedade. Entretanto, é preciso estar devidamente inscrito na Previdência Social para poder pagar os 7,5% determinados.

Pagando ao INSS, o trabalhador perde o direito de receber o seguro-desemprego?

Não. Só fica sem o auxílio o contribuinte que não atender os pré-requisitos citados acima ou então pagar enquanto segurado obrigatório.

Leia também: Vagas abertas na Kimberly Clark: 5 cargos com salários acima do piso

Optando pela contribuição ao INSS no seguro desemprego, o cidadão terá acesso a todos os benefícios?

Enquanto estiver contribuindo, a pessoa ficará coberta pelo instituto, mas a liberação dos auxílios variam de acordo com as regras impostas para o funcionamento de cada um.

No caso da aposentadoria por tempo de contribuição, por exemplo, será preciso cumprir as alíquotas exigidas e não necessariamente garantirá a obtenção do benefício.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.