PASEP 2020 ainda está disponível para saque; tire suas dúvidas sobre a liberação

O calendário de pagamento do abono salarial referente ao ano de 2018 segue em funcionamento e deve se encerrar no mês de junho. Os servidores públicos que têm direito ao PASEP 2020 estão recebendo cerca de R$ 1.045, a depender do tempo trabalhado.

Cotas do PASEP ainda estão disponível para saque; tire suas dúvidas sobre a liberação (Imagem: Reprodução - Google)
Cotas do PASEP ainda estão disponível para saque; tire suas dúvidas sobre a liberação (Imagem: Reprodução – Google)

O benefício faz parte das modalidades previstas nos direitos trabalhistas e pode ser gozado a depender da situação de cada beneficiário cadastrado.

Leia também: Cálculo do PIS/PASEP muda salário base neste ano; saiba quanto vai receber

Têm direito ao PASEP 2020 trabalhadores que:

  • Esteja cadastrado no Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Tenha ganho, no ano base de referência, média mensal de até 2 salários mínimos (soma das remunerações auferidas e informadas por um ou mais empregadores);
  • Tenha trabalhado no mínimo 30 dias no ano base de referência;
  • Seja informado corretamente no Relatório Anual de Informações Sociais – RAIS – do ano base em referência;
  • Seja funcionário público.

Os pagamentos são realizados por meio do Banco do Brasil, seguindo o cronograma divulgado pela instituição. Para os correntistas do BB, o valor é depositado automaticamente.

Aqueles que desejarem, podem transferir a quantia para contas de outra instituição por meio de uma TED, desde que o titular seja o mesmo. Nesse caso, é preciso apresentar um documento oficial com foto nos guichês de atendimento das agências.

Qual o prazo para sacar o abono salarial?

O abono fica disponível para saque durante todo o ano de vigência do pagamento. Isso significa, por exemplo, que os pagamentos do PASEP considerando como ano de trabalho 2018 podem ser retirados entre julho de 2019 até junho de 2020.

Leia também: DIRF 2020 tem data para ser liberada na plataforma; confira!

Após o encerramento do calendário, o trabalhador que não tiver retirado seu benefício precisará entrar com uma ação judicial caso deseje receber o pagamento. Nesse caso, a quantia é devolvida ao Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT, e só poderá ser liberada por meio de um decreto.

Para se cadastrar no PASEP é preciso ser servidor público e solicitar a vinculação por escrito indo até uma agência do Banco do Brasil. O trabalhador deverá informar os seguintes dados:

  • Razão social;
  • Número da inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda);
  • Endereço completo (com CEP e telefone);
  • Data de início da assinatura da carteira.

Ao enviar os documentos, deverá aguardar o prazo da instituição que entrará em contato, por meio do telefone fornecido para confirmar o cadastramento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.