Valor da gasolina e do diesel caí mais uma vez e consumidores se animam 

A Petrobras reduziu de novo o valor da gasolina em 4,3% e do diesel em 4,4%. A alteração será nas refinarias e começa a partir de hoje (6). A queda, claro, animou muito os consumidores que dependem dos combustíveis para se locomover.  

Valor da gasolina e do diesel caí mais uma vez e consumidores se animam 
Valor da gasolina e do diesel caí mais uma vez e consumidores se animam (Imagem:Reprodução/Google)

Na semana passada, a Petrobras já havia informado o corte de 3% no diesel e na gasolina. Em janeiro, o preço médio da gasolina caiu em 1,5% nas refinarias e o diesel terá uma cotação média de 4,1%.

Leia também: Preço do diesel e da gasolina deve cair a partir de hoje! Veja quanto fica

Neste mês os preços do petróleo caíram em mais de 2%, com o superávit da Agência Internacional de Energia para o mercado. E com o surto de coronavírus na China. Isso ofuscou interrupções de produção na Líbia. 

A estatal vem reiterando que a sua política para os combustíveis segue o princípio da paridade de importação, que toma como base os preços no mercado internacional mais os custos de importadores, com o transporte e taxas portuárias, que também impacta no câmbio.

Esse repasse da queda nos preços das refinarias não serão passados imediatamente para os consumidores e depende de alguns fatores, como o consumo de estoque, impostos, margens de distribuição, revenda e mistura de biocombustíveis.

Os valor da gasolina e do diesel, na semana passada, fechou em alta nos postos mesmo com os cortes dos preços nas refinarias. 

No começo do ano, o agravamento da crise entre Estados Unidos e Irã fez com que o mercado esperasse uma disparada nos preços do petróleo, mas depois de atingirem cerca de US$70 o barril entrou em queda. 

Esse repasse de preços nas refinarias para o consumidor final não será imediato e depende de diversos fatores, como o consumo de estoques, impostos, margens de distribuição, revenda e mistura de biocombustíveis.

Leia também: Saque imediato do FGTS ainda está disponível na Caixa! Aprenda a sacar

No domingo (2), o presidente Jair Bolsonaro reclamou que esses cortes que veem sendo realizado desde 2019 não estavam sendo repassados ao postos e anunciou apoio a um projeto de lei para mudar o sistema de cobranças do ICMS sobre os combustíveis, aderindo à proposta defendida pelo setor, mas que enfrenta resistência dos estados.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA