Crédito consignado chega a número histórico e governo toma atitude 

Os bancos estão cada vez mais focados na clientela de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), oferecendo lhes crédito consignado. Isso fez com que esse tipo de modalidade de crédito alcançasse um número histórico. Logo, coube ao governo criar algumas medidas de controle.

Crédito consignado chega a número histórico e governo toma atitude 
Crédito consignado chega a número histórico e governo toma atitude (Imagem:Reprodução/Google)

No ano de 2019, esse crédito chegou a um recorde de R$138,7 bilhões, 11% de aumento com relação ao ano anterior, ou seja, 2018.

Leia Também: Crédito consignado pode virar problema? Reclamações aumentam em 80%

Agora, o governo tenta evitar que isso seja utilizada de uma forma abusiva e trabalha para diminuir o custo desse tipo de empréstimo, com o cenário da queda dos juros básicos. 

Ao longo do ano passado, o saldo da carteira de crédito cresceu em R$13,5 bilhões. O crédito consignado nada mais é do que um empréstimo cujo pagamento é descontado direto nas aposentadorias e pensões, por isso, os calotes acima de 90 dias são muito baixos, em 2019, fechou em 2,6%.

Esse problema está sendo discutido pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e pelo Banco Central, conforme apurou o jornal o Estado de São Paulo. 

No mês de janeiro começou a vigorar um modelo de autorregulação dos bancos. Além disso, novas medidas estão sendo estudadas para fomentar mais a competição entre as financeiras e assim reduzir os juros da modalidade que é uma das mais baratas do mercado.

Apesar de serem baratas, continuam com o custo elevado no cenário de queda da taxa básica de juros, hoje, em 4,5% ao ano.

No ano de 2019, a taxa média dos consignados para os segurado do INSS fechou em 22,2%, com uma queda de 3,1 ponto percentual. Para os servidores públicos, essa taxa fechou o ano passado em 18,2%, conforme os dados do Banco Central. 

Foi criado no ano passado um grupo de trabalho interministerial que contou com a participação dos ministérios da Justiça e da Economia, da Dataprev, do INSS e do BC, para que pudessem discutir as propostas para aperfeiçoar o crédito consignado.

Leia Também: Isenção do Imposto de Renda 2020 ganha nova aprovação para aposentados

Além disso, foi contratada uma auditoria para descobrir onde é que os dados dos segurados são vazados. Esse vazamento é um problema comum e ocorre antes mesmo de o trabalhador se aposentar, quando os bancos já começam a ofertar insistentemente os empréstimos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!