IRPJ 2020: veja o quanto sua empresa vai pagar neste ano 

No próximo mês se inicia o período de entrega da declaração de Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF). E o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ 2020) entregue para a Receita Federal. Veja quanto a sua empresa irá ter que pagar neste ano.

IRPJ 2020: veja o quanto sua empresa vai pagar neste ano 
IRPJ 2020: veja o quanto sua empresa vai pagar neste ano (Imagem: Reprodução / FDR)

O Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) é uma tributação cobrada sobre pessoas jurídicas e empresas individuais. As empresas são enquadradas em duas categorias: lucro presumido e lucro real. 

Acesse também: IRPF 2020 na NuConta: saiba como receber a restituição na sua conta digital

Em ambas as alíquotas do imposto de renda estão em vigor desde o ano de 1996. Sendo:

  • 15% (quinze por cento) sobre o lucro real, presumido ou arbitrado apurado pelas pessoas jurídicas em geral,  seja comercial ou civil o seu objeto;
  • 6% (seis por cento) sobre o lucro inflacionário acumulado até 31 de dezembro de 1987, das empresas concessionárias de serviços públicos de energia elétrica e telecomunicações, das empresas de saneamento básico e das  empresas que exploram a atividade de transporte coletivo de passageiros, concedida ou autorizada pelo poder público e com tarifa por ele fixada, realizado no período de apuração (trimestral ou anual) do imposto.

A parcela referente ao lucro real que exceder o resultado da multiplicação de R$20.000 pelo número dos meses do período de apuração, está sujeito a incidência ao adicional. Essa alíquota adicional seria de 10%. 

Já aqueles que optarem pela apuração do lucro presumido ou arbitrado, o adicional incide sobre a parcela que exceder o valor resultante da multiplicação de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) pelo número de meses do respectivo período de apuração.

A alíquota do adicional é única para todas as pessoas jurídicas, inclusive instituições financeiras, sociedades seguradoras e assemelhadas.

As empresas que estão inseridas no regime de tributação Simples Nacional não precisam se preocupar, já que o imposto está incluso na guia de imposto municipal,estadual e federal, o pagamento é realizado de uma única vez.

Nessa categoria, o IRPJ 2020 integra a alíquota e varia de acordo com a emissão de notas fiscais e com o faturamento.

Além do pagamento, os contribuintes também são obrigados a fazer e entregar a declaração com todos os seus rendimentos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!