BPC LOAS: evite ter seu salário suspenso seguindo essas regras

Um dos benefícios oferecidos pelo governo é o BPC, Benefício de Prestação Continuada. Mas, dentro das regras, existem perfis que podem deixar de receber o BPC LOAS se não seguirem algumas ordens. Para evitar a suspensão por causa de erros, é importante estar atentos aos pontos detalhados pelo governo.

BPC LOAS: evite ter seu salário suspenso seguindo essas regras (Reprodução/Google Imagens)
BPC LOAS: evite ter seu salário suspenso seguindo essas regras (Reprodução/Google Imagens)

De acordo com as informações divulgadas, cerca de 1,1 milhão de brasileiros que recebem o Benefício ainda não se inscreveram no Cadastro Único do governo federal. O procedimento é obrigatório para todos os beneficiários.

Leia também: BPC LOAS pode ter pagamento do 13° salário neste ano; confira quem se beneficia

Os dados devem ser colocados até a data limite definida de acordo com o calendário oficial Caso não seja feito o procedimento, o auxílio poderá ser suspenso pelo governo federal.

Segundo o cronograma, os beneficiários que completam aniversário no meses de janeiro a agosto já devem ter realizado o procedimento.

Já aqueles que fazem aniversário de setembro a dezembro devem atender o calendário de cadastro definido pelo governo; confira:

  • Setembro – 01 de Março
  • Outubro – 30 de Março
  • Novembro – 30 de abril
  • Dezembro – 30 de maio

Segundo o secretário especial do Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, a intenção da medida não é suspender pagamentos, mas garantir que a concessão de benefícios funcione da melhor maneira possível.

“A necessidade do cadastro é apenas uma garantia, uma segurança para quem recebe e para o governo, que paga. Assim, podemos garantir o repasse para todos que precisam”, afirma.

O procedimento deve ser realizado presencialmente. Os beneficiários devem procurar um dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de seu município. Para realizar a inscrição no Cadastro Único é necessário ter em mãos o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o comprovante de residência.

O responsável familiar também pode fazer a inscrição, desde que leve os documentos das pessoas que moram com o beneficiário. Quem ainda não se inscreveu no Cadastro Único já está sendo notificado pela rede bancária sobre os prazos.

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social, até o momento, mais 3,5 milhões de pessoas já estão no Cadastro Único, número que representa 76% dos beneficiários.

O BPC LOAS é pago mensalmente, no valor de um salário mínimo atualmente estabelecido em R$ 1,045, aos idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência com renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo (R$ 249,50, atualmente).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!