IPTU Rio 2020: todas as informações sobre o pagamento que começa essa semana 

A data de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) da cidade do Rio de Janeiro, se inicia nesta sexta-feira (7). Saiba todas as informações sobre as formas de pagamento e as melhores condições para quitar o IPTU Rio 2020.

IPTU Rio 2020: todas as informações sobre o pagamento que começa essa semana 
IPTU Rio 2020: todas as informações sobre o pagamento que começa essa semana (Imagem: Reprodução/Google)

Aqueles que quiserem pagar o IPTU Rio 2020 em cota única, terão um desconto de 7% se o imposto for quitado até o dia 7 de fevereiro. O desconto continua com o mesmo valor  que foi concedido em 2019.

Saiba também: Boleto IPVA RJ 2020 está disponível para impressão

Os cariocas que decidirem parcelar, não terão direito ao desconto, mas poderão dividir o débito em até dez vezes. Podendo quitar a quantia até o dia 09 de novembro de 2020. 

A primeira parcela vence no mesmo dia do pagamento da cota única, sendo assim será na sexta-feira (7) também.

Os carnês do IPTU Rio 2020 já foram enviados, porém se o contribuinte não recebeu é possível retirar no site da Secretaria da Fazenda da cidade. Ou fazendo a retirada nos postos de atendimento do IPTU criados pela prefeitura. 

Para ambas as opções é necessário que sejam informados o número da inscrição do imóvel, para que possa realizar a identificação do carnê.

Se o carioca não realizar o pagamento do imposto haverá o acréscimo de multas e juros. Além disso, não será possível realizar a negociação do imóvel. Em alguns casos as propriedades chegam ir à leilão.

O IPTU Rio 2020 é um imposto cobrado pelo municípios, e deve obrigatoriamente ser pago por todos os cidadãos que têm um imóvel em área urbana. Seja uma casa, apartamento, sala comercial ou outros tipos de propriedades.

O valor do IPTU varia de acordo com a legislação da cidade e o valor venal do imóvel. Quanto maior, melhor localizado e com infraestrutura, mais caro será o imposto desta propriedade. 

O dinheiro arrecadado será investido nos serviços públicos da cidade. Por exemplo, trazendo melhoria para o transporte, saneamento básico, educação, saúde e seguração. Áreas que atingem os moradores de modo geral e que precisam de constante repasse de recursos.

Quem deixar de pagar o IPTU do Rio de Janeiro vai sofrer com alto do valor, multas, juros e acúmulo de dívida.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!