IPTU Porto Velho 2020: prefeitura prorroga prazo para pagamento com desconto

A prefeitura de Porto Velho prorrogou o prazo para realizar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com um desconto de até 20% no tributo. Inicialmente, os moradores que queriam diminuir o valor do IPTU Porto Velho 2020 contariam com a redução até a última sexta-feira (31). 

IPTU Porto Velho 2020: prefeitura prorroga prazo para pagamento com desconto
IPTU Porto Velho 2020: prefeitura prorroga prazo para pagamento com desconto (Imagem: Reprodução / Google)

A Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) decidiu estender o limite de pagamento. Agora, o IPTU Porto Velho 2020 poderá ser pago com 20% de desconto até o dia 14 de fevereiro.

Saiba também: IPTU 2020 tem pagamento obrigatório! Saiba consequências da dívida

Após esse período, o imposto poderá ser pago entre 15 a 28 de fevereiro com desconto de 10%, segundo a Semfaz.

De acordo com a prefeitura, o objetivo é ajudar os contribuintes que não receberam o carnê em sua casa e também não conseguiram imprimir a 2ª via do boleto. 

O carnê está disponível para ser retirado em quatro pontos da capital:

  • Biblioteca Viveiro das Letras (Av. Jatuarana, 5068)
  • Praça Céu (Rua Antônio Fraga Moreira, 1706)
  • Tudo Aqui no Porto Velho Shopping (Av. Rio Madeira)
  • Secretaria Municipal da Fazenda (Av. Sete de Setembro, 744)

E também está disponível no site da Semfaz. Basta procurar pela opção “IPTU 2020” e inserir o número de inscrição disponível nos carnês anteriores. 

A prefeitura pretende arrecadar cerca de R$23,6 milhões com o IPTU Porto Velho 2020.  A quantia deve ser paga por aqueles que possuem um imóvel em área urbana, seja casa, apartamento, sala comercial ou outros tipos de propriedade.

O que for arrecadado com o pagamento é investido nas áreas públicas da cidade, como educação, saúde, segurança, transporte e saneamento. 

Quanto ao valor, este  varia de acordo com as regras do município e o valor venal do imóvel. Já que o preço de mercado da propriedade é considerado antes de definir a quantia final do tributo. 

O pagamento do IPTU Porto Velho 2020 é obrigatório, quem não quitar a quantia fica com o nome inadimplente. Acumula multas e juros sobre o valor inicial e pode ter algumas restrições. 

Por exemplo, não podendo legalizar uma obra na propriedade, fazer a venda ou doação para herdeiros.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!