IPTU 2020 tem pagamento obrigatório! Saiba consequências da dívida

O calendário de pagamento do Imposto Predial Urbano Territorial começou em diversas regiões do país. O tributo determina que os proprietários de imóveis e terrenos localizados em todo o território nacional prestem conta ao governo municipal. Os valores do IPTU 2020 variam de acordo com cada município, entretanto o pagamento é obrigatório para todos e pode resultar em prejuízos caso não seja cumprido.

IPTU 2020 tem pagamento obrigatório! Saiba consequências da dívida
IPTU 2020 tem pagamento obrigatório! Saiba consequências da dívida

Aqueles que não quitam o IPTU estão sujeitos a terem seus nomes publicados na dívida ativa. Além disso, há também a possibilidade de leiloar o imóvel, caso, mesmo sob convocação judicial, o contribuinte não pague o valor solicitado.

Leia também: Isenção do IPTU está garantida aos aposentados; saiba como pedir

Ao ser confiscado, os imóveis e terrenos podem ficar sujeitos à vendas e leilões, estes administrados pela Receita Federal em parceria com as instituições financeiras.

Em caso de atrasos do IPTU 2020, inicialmente o contribuinte precisa arcar com os juros e multas. Os valores são atualizados mensalmente e variam de acordo com a quantia total que não foi quitada.

Em diversas regiões, visando incentivar o pagamento, as prefeituras oferecem programas de renegociação e descontos, de modo que facilite para o proprietário.

É válido ressaltar que o imposto é exigido apenas para aquele que tiver o nome registrado no imóvel. Ou seja, em caso de propriedades alugadas, as sanções acima não serão aplicadas ao locatário e sim ao locador.

É possível na hora de fechar o contrato de aluguel, que o imposto seja repassado para o inquilino. Entretanto, a nível de interesse da Receita Federal, apenas a pessoa com o nome registrado no imóvel será penalizada.

Valores e formas de pagamento do IPTU 2020

De modo geral, o imposto pode ser parcelado anualmente em até 10 vezes. Quem desejar ter desconto pode optar pela parcela única, que diz respeito ao valor total quitado à vista.

As reduções são diferentes em cada cidade, por isso é preciso que o contribuinte se informe sobre as possibilidades de reajuste em sua região.

No caso do parcelamento, há quantias mínimas exigidas no carnê. Normalmente elas são de R$ 50 mensais. As parcelas têm prazo de validade entre fevereiro e novembro e podem ser acessadas por meio do site da prefeitura onde o imóvel está localizado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.