IPVA BA 2020: Sefaz autoriza emissão do boleto online; veja como fazer

Para quem colocou como meta do ano novo economizar dinheiro, esta pode ser uma boa notícia: os motoristas da Bahia têm até 10 de fevereiro para usufruir do desconto de 10% no IPVA BA 2020, caso escolha efetuar o pagamento em cota única. 

IPVA BA 2020: Sefaz autoriza emissão do boleto online; veja como fazer
IPVA BA 2020: Sefaz autoriza emissão do boleto online; veja como fazer

Para quem não tem todo o valor em mãos, a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), disponibilizou também a opção de pagamento com 5% de desconto.

Veja também: IPTU 2020 SP, BH, Rio, Salvador e mais: saiba como funciona a cobrança nas capitais 

Para ter direito a esta opção, você deve quitar o valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira das três parcelas disponíveis para parcelamento. A data para que a dívida seja liquidada varia de acordo com o número final da placa de cada veículo. 

“Outra possibilidade é o parcelamento do IPVA em três vezes, bastando, para isso, observar os vencimentos das cotas na tabela, também de acordo com o número final da placa do veículo. Vale ressaltar que o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes”, pontua a Sefaz-BA. 

O pagamento com desconto pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, para que o proprietário do veículo possa completar a transação é preciso que ele tenha em mãos o número do Renavam 

É importante ficar atento, também, aos débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito que deverão ser pagas, sem juros, até a data de vencimento da terceira parcela.

Para quem tem débitos anteriores a 2020 e ainda não foi notificado, pode se adiantar e dividi-los em três vezes, para que sejam pagas junto com o IPVA deste ano.

Porém, se o proprietário perder a data de pagamento da primeira cota deixará de ter o direito ao parcelamento em três vezes.  

Assim como os carros e as motos, o pagamento do IPVA BA 2020 referente a embarcações e aeronaves deverá ser efetuado até 1º de junho de 2020. 

Caso tenha restado dúvida, todas as informações poderão ser consultadas por meio do Canal Inspetoria Eletrônica ou por telefone, ligando para o 0800 071 0071. 

Para emitir o seu boleto do IPVA BA 2020, basta acessar o site do Detran do estado. Procurar por “Licenciamento” e depois escolher “Serviço online”. Inserindo o número de Renavam o sistema libera o boleto.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!