Bolsa Família pode ser cancelado nessas situações: veja!

Os beneficiários do programa Bolsa Família devem ficar atentos, pois o pagamento pode ser cancelado em alguns casos. Caso o titular não siga as regras estabelecidas sobre o funcionamento do sistema. 

Bolsa Família pode ser cancelado nessas situações: veja!
Bolsa Família pode ser cancelado nessas situações: veja! (Imagem: Reprodução / Google)

O Bolsa Família é um benefício que foi criado no ano de 2003, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após propor a junção de outros benefício para compor o programa.

Desde então, faz a transferência direta de renda para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no país. 

Veja também: Bolsa Família bloqueado? Entenda a real situação do programa

Ao ingressarem no programa as famílias devem ficar atentas há algumas obrigatoriedades, pois o não cumprimento delas pode causar o cancelamento do benefício.

A primeira causa de cancelamento pode ser pela falta de atualização no Cadastro Único, que precisa ser feito de 2 em 2 anos, ou sempre que houver alguma alteração na família ou em sua renda.

Além disso, outros pontos podem acarretar no desligamento. Por exemplo, se as crianças da família que estão em idade escolar não estiverem matriculadas em uma escola ou não estejam frequentando as aulas. Crianças de 6 a 17 anos precisam frequentar 85% das aulas.

Se mães que estão gestantes não iniciaram ou não deram continuidade ao pré-natal o sistema também pode cancelar o Bolsa Família. 

E mais, se as crianças que fazem parte do grupo familiar estiverem com vacinas em atraso no seu cartão ou não estiverem fazendo o acompanhamento de sua saúde, o benefício é paralisado.

Para realizar o desbloqueio é preciso ir até uma agência da Caixa Econômica, para saber qual o motivo do bloqueio.

Por conta das falhas escolares, é necessário retomar a frequência ou solicitar uma declaração que comprove a irregularidade.

Agora, se o bloqueio foi por conta de atualização cadastral é necessário que o beneficiário vá até a prefeitura de onde mora e realize a atualização de seus dados e dos dados da família.

Já se o problema for decorrente da não realização do pré-natal ou carteirinha sem a vacinação completa, vá até o posto mais próximo e realize a regularização.

As parcelas atrasadas do benefício podem ser recebidas depois da regularização feita pelas famílias.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!