Bolsa Família bloqueado? Entenda a real situação do programa

Crise no principal programa social do país. Nas últimas semanas, os principais portais de comunicação nacional estão alertando seus leitores sobre a atual situação do Bolsa Família. Segundo os veículos, milhares de brasileiros estão enfrentando dificuldades para serem aceitos no projeto, acumulando uma fila de espera de mais de 500 mil pessoas.

Bolsa Família suspenso? Entenda a real situação do programa (Imagem: Reprodução - Google)
Bolsa Família suspenso? Entenda a real situação do programa (Imagem: Reprodução – Google)

Aparentemente, o motivo do entrave diz respeito as ações de fiscalização do governo federal, afim de que possa conter o número de fraudes.

Segundo os representantes, a ação pente fino, realizada desde maio de 2019, tem como objetivo fornecer mais recursos para financiar os auxílios.

Leia também: BPC e Bolsa Família antecipam pagamento em janeiro; saiba quem pode sacar 

O ministério da cidadania informou que durante esse período de monitoramento, houve de fato uma suspensão nos aceites, de modo que não pudesse atrapalhar as análises que já estão em andamento.

Assim que as revisões forem concluídas, espera-se uma maior liberação financeira para que possam receber novos beneficiários.

É válido ressaltar que não há um prazo estipulado para que os cadastrados voltem a ser aceitos.

O entrave está sendo aplicado tanto para quem deseja dar entrada no Bolsa Família, quanto para aqueles que já eram contemplados com os pagamentos e precisaram renovar suas documentações.

Segundo o último balanço liberado pelo Ministério da Cidadania, cerca de 154 mil pessoas tiveram o benefício bloqueado, cancelado ou suspenso, apenas durante este mês de janeiro. O número é 54% maior que as 100 mil famílias que passam a receber o benefício este mês.

Já em 2019, foram cancelados aproximadamente 1,3 milhão de benefícios por todo o país. Osmar Terra, ministro da cidadania, informou que os cortes trouxeram uma economia de R$ 1,4 bilhão aos cofres públicos.

Em resposta ao UOL, o ministério informou que está trabalhando para que a situação seja controlada em breve, levando em consideração também as novas medidas que estão sendo estruturadas para o Bolsa Família em 2020.

“Nos últimos meses, houve redução no número de inclusões de famílias, o que deve ser normalizado com a conclusão dos estudos de reformulação do Bolsa Família. O número de beneficiários a cada mês flutua mensalmente em virtude dos processos de inclusão, exclusão e manutenção de famílias”, informa.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Bolsa Família bloqueado? Entenda a real situação do programa

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA