Bolsa Família bloqueado? Entenda a real situação do programa

Crise no principal programa social do país. Nas últimas semanas, os principais portais de comunicação nacional estão alertando seus leitores sobre a atual situação do Bolsa Família. Segundo os veículos, milhares de brasileiros estão enfrentando dificuldades para serem aceitos no projeto, acumulando uma fila de espera de mais de 500 mil pessoas.

Bolsa Família suspenso? Entenda a real situação do programa (Imagem: Reprodução - Google)
Bolsa Família suspenso? Entenda a real situação do programa (Imagem: Reprodução – Google)

Aparentemente, o motivo do entrave diz respeito as ações de fiscalização do governo federal, afim de que possa conter o número de fraudes.

Segundo os representantes, a ação pente fino, realizada desde maio de 2019, tem como objetivo fornecer mais recursos para financiar os auxílios.

Leia também: BPC e Bolsa Família antecipam pagamento em janeiro; saiba quem pode sacar 

O ministério da cidadania informou que durante esse período de monitoramento, houve de fato uma suspensão nos aceites, de modo que não pudesse atrapalhar as análises que já estão em andamento.

Assim que as revisões forem concluídas, espera-se uma maior liberação financeira para que possam receber novos beneficiários.

É válido ressaltar que não há um prazo estipulado para que os cadastrados voltem a ser aceitos.

O entrave está sendo aplicado tanto para quem deseja dar entrada no Bolsa Família, quanto para aqueles que já eram contemplados com os pagamentos e precisaram renovar suas documentações.

Segundo o último balanço liberado pelo Ministério da Cidadania, cerca de 154 mil pessoas tiveram o benefício bloqueado, cancelado ou suspenso, apenas durante este mês de janeiro. O número é 54% maior que as 100 mil famílias que passam a receber o benefício este mês.

Já em 2019, foram cancelados aproximadamente 1,3 milhão de benefícios por todo o país. Osmar Terra, ministro da cidadania, informou que os cortes trouxeram uma economia de R$ 1,4 bilhão aos cofres públicos.

Em resposta ao UOL, o ministério informou que está trabalhando para que a situação seja controlada em breve, levando em consideração também as novas medidas que estão sendo estruturadas para o Bolsa Família em 2020.

“Nos últimos meses, houve redução no número de inclusões de famílias, o que deve ser normalizado com a conclusão dos estudos de reformulação do Bolsa Família. O número de beneficiários a cada mês flutua mensalmente em virtude dos processos de inclusão, exclusão e manutenção de famílias”, informa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.