INSS dá prazo curto para retirar dinheiro do benefício; veja a data final 

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentos, pois o órgão estipula um prazo curto para que o dinheiro possa ser retirado da conta após a data determinada no calendário.

INSS dá prazo curto para retirar dinheiro do benefício; veja a data final 
INSS dá prazo curto para retirar dinheiro do benefício; veja a data final

Os beneficiários devem ficar ligados, pois há um prazo para que eles possam retirar o seu salário da conta.

Leia também: Benefícios do INSS com valor acima do piso podem ganhar novo reajuste

O prazo estipulado é de até 60 dias para realizar o saque desse dinheiro nas agências bancárias do país. A contagem começa a valer na data em que for realizado o pagamento do benefício.

Calendário do INSS

Calendário de pagamento anual
Calendário de pagamento anual

O calendário do INSS tem como prioridade realizar o pagamento primeiro para os beneficiários que recebem até um salário mínimo. Esses beneficiários receberam, neste ano, um reajuste de 4,1%, com isso, o salário passou de R$998 para R$1.039.

Para os que recebem acima do piso, o aumento foi de 4,8%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Caso o segurado não realize o saque durante o período estipulado, o dinheiro será devolvido para o INSS. E será necessário solicitar o depósito novamente. 

Essa solicitação pode ser realizada pelo site, portal Meu INSS ou pela central telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. A ligação é gratuita quando feita de um telefone fixo e o custo é de uma ligação local, quando feita de celular.

Nesses portais, o beneficiário precisa informar dados como nome e CPF. Ao logar no site, o segurado precisa escolher a opção “Agendamentos/Requerimentos” e escolher “Novo Requerimento”. Logo em seguida, precisa selecionar “Atualizações para manutenção do Benefício e outros Serviços” e escolher “Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido”.

O prazo é como uma medida de segurança criada pelo instituto para evitar que sejam realizados pagamentos indevidos e fraudes, isso pois, algum familiar pode realizar o saque do dinheiro de um beneficiário que já faleceu. Já que demora um período de 45 dias para o órgão ser informado do falecimento.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

INSS dá prazo curto para retirar dinheiro do benefício; veja a data final 

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA