Pagamento do INSS 2020 está suspenso e trabalhadores reclamam

A grande problemática em torno da concessão de benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) faz com que diversos trabalhadores esperem para garantir seus direitos e reclamam da grande espera. Entre as consequências, a falta de pagamento do INSS prejudica aqueles que contavam com o valor para se manter.

Pagamento do INSS 2020 está suspenso e trabalhadores reclamam (Reprodução/Agência Brasil)
Pagamento do INSS 2020 está suspenso e trabalhadores reclamam (Reprodução/Agência Brasil)

Em reportagem realizado pelo portal G1 foram ouvidos trabalhadores com problemas e dificuldades. Além da falta de dinheiro, as contas estão entrando em atraso.

O mecânico industrial Fábio Carvalho, 42 anos, está afastado do trabalho quando, por meio de um exame de rotina, ele descobriu ser portador de um problema cardíaco grave. O episódio ocorreu em novembro de 2017.

Leia também: Calendário do INSS 2020 começa na segunda-feira para quem ganha salário maior 

A partir de então, o trabalhador passou a receber pagamento do INSS. Mas, em 2018, o benefício foi bloqueado. Ele fez diversas consultas para ter noção sobre o que foi a causa do problema, mas em todas as vezes recebeu a mesma resposta.

De acordo com ele, após insistentes ligações e contato, disseram que o problema está em análise.

Com a situação, Fábio detalha que contas como a de consumo de energia, prestação do carro e mensalidade da escola do filho estão sendo pagas com atraso.

Outra situação observada é que o profissional fica impossibilitado de pagar pelo remédio que precisa tomar para manter seu problema cardíaco sob controle.

A doméstica Deuscilia Barbosa também teve seu benefício bloqueado. Na tentativa de regularizar a situação, compareceu a uma das agências do INSS para entregar os documentos, mas não conseguiu.

Segundo o próprio INSS, atualmente há mais de dois milhões de pedidos de benefícios acumulados, o que provoca grandes filas nas agências do instituto.

A situação começou quando a plataforma para concessão dos benefícios, o Meu INSS, ficou super lotada e não conseguiu se atualizar com as novas regras da Previdência.

O órgão pontua que os sistemas de concessão estão tendo que ser atualizados para adequar-se às novas regras. Tendo em vista que, os cálculos não são realizados de forma manual.

Governo tem anunciado nas últimas semanas ações que possam compor a força-tarefa para tentar zerar a fila de espera dos pedidos do INSS até dezembro deste ano.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!