IPVA PI 2020: fim do pagamento com desconto acontece nesta sexta

Atenção motoristas do Piauí. Nessa sexta-feira (31) se encerra o prazo paga o pagamento da cota única com 15% de desconto no Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA PI 2020). Quem desejar usufruir da redução e ainda não quitou a dívida tem até às 23h59 de hoje para encerra-la. Os boletos estão disponível no site do Detran e podem ser baixados automaticamente.

IPVA PI 2020: fim do pagamento com desconto acontece nesta sexta (Imagem: Reprodução - Google)
IPVA PI 2020: fim do pagamento com desconto acontece nesta sexta (Imagem: Reprodução – Google)

Para poder emitir as guias de pagamento, basta acessar o portal do Detran e já na primeira página clicar em “Guia de pagamento de IPVA”.

Leia também: DPVAT 2020 tem menor valor da história; confira tabela 

Nela, é preciso informar o número do Renavam e da placa do veículo, em seguida  confirmar os dados. O contribuinte terá acesso automático aos carnês, tanto no valor único quanto pelas parcelas, caso deseje dividir o imposto.

Oportunidades de pagamento do IPVA PI 2020

Esse ano, o IPVA da região poderá ser pago também com desconto de 10%, até fevereiro, para quem desejar encerrar o débito de uma vez e de forma a vista. Já quem preferir pagar em março, da mesma forma, o reajuste será de 5%.

Por último, os motoristas que preferirem parcelar o tributo poderão paga-lo em até 3 vezes, tendo a primeira data de vencimento em março. O prazo da 1ª cota será no dia 31 de março. As seguintes no dia 30 de abril e 29 de maio, último dia útil do mês. Nesse caso, não haverá redução no valor total.

Onde pagar?

O pagamento poderá ser feito tanto presencialmente, nas agências bancárias, quanto por meio dos aplicativos digitais das seguintes instituições financeiras:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Santander;
  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Itaú.

Valor do IPVA PI 2020

Os valores variam de acordo com o ano e preço de venda do carro, conforme a tabela Fipe. Para poder calcular o pagamento, basta utilizar o valor venal (preço do automóvel no mercado) multiplicado pela alíquota aplicada a sua categoria.

As alíquotas do IPVA PI 2020 são:

  • 1% para ônibus e caminhões;
  • 2% para motocicletas, ciclomotores e similares;
  • 2,5% para outros veículos do estado;
  • 3% para veículos de valor maior a R$ 150 mil.

Isenção do imposto

Esse ano, estarão isentos os seguintes veículos:

  • Ambulâncias;
  • Táxi / mototáxi;
  • Veículos de deficientes físico;
  • Veículos do corpo de bombeiros;
  • Veículo sinistrado com laudo de perda total;
  • Ônibus de transporte coletivo;
  • Ônibus ou micro-ônibus destinado ao transporte escolar.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.