Bolsa Família chegará ao fim com publicação de nova PEC; entenda as consequências

Bolsa Família pode ser extinto no país. A partir da próxima quarta-feira (4), o Congresso Nacional se reunirá para discutir uma serie de medidas que modificarão diversos cenários brasileiros. Entre as propostas a serem analisadas, está a PEC n° 6, que poderá determinar o fim dos programas sociais nacionais.

Bolsa Família chegará ao fim com publicação de nova PEC; entenda as consequências (Imagem: Reprodução / Google)
Bolsa Família chegará ao fim com publicação de nova PEC; entenda as consequências (Imagem: Reprodução / Google)

Desenvolvida pela deputada Tabata Amaral (PDT-SP), Felipe Rigoni (PSB-ES), Pedro Cunha Lima (PSDB-PB) e Paula Belmonte (Cidadania-DF), a medida tem como objetivo criar o Benefício Universal Infantil (BIU), substituindo o Bolsa Família.

Leia também: Atrasos no Bolsa Família indicam número impactante de cortes comparados a 2019

Segundo os desenvolvedores do projeto, seu texto vai assegurar que o dinheiro público esteja sendo de fato repassado para os brasileiros mais necessitados por meio das ações sociais.

A debutada Tabata questiona se a quantia destinada ao Bolsa Família vem sendo redistribuída de forma correta.

Ao propor a reformulação, ela reforça seu compromisso com a categoria em situação de vulnerabilidade e afirma que não se tratará de uma retirada e sim de uma reformulação de modo que esses possam ser mais beneficiados.

As medidas de funcionamento ainda não foram divulgadas e até então não se sabe como o projeto irá funcionar na prática.

Entretanto, no que diz respeito aos parlamentares responsáveis por sua execução, estes são conhecidos por desenvolver uma agenda social, monitorando e fiscalizando o poder público no ato de auxiliar os brasileiros que vivem em situação de pobreza.

Sobre o Bolsa Família

Apesar de estar sob ameaça, o programa vem também passando por uma serie de modificações propostas pela equipe do presidente Jair Bolsonaro.

Desde o fim do ano passado, ele vem construindo uma marca social, por meio da criação de novos auxílios, pagamento do primeiro 13° salário para os cadastrados no projeto e aumento nas bolsas base.

Segundo o ministério da cidadania, o projeto passará ainda em 2020 por mudanças que beneficiarão seus segurados.

Uma das medidas já divulgadas é a criação de um auxilio para os jovens que apresentarem um bom desempenho escolar, a mudança no pagamento base que será de R$ 100 e R$ 200 e também o acréscimo no beneficio destinado às mães de crianças recém nascidas.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile