BPC e Bolsa Família antecipam pagamento em janeiro; saiba quem pode sacar 

O governo antecipou o pagamento do mês de janeiro do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do programa Bolsa Família para as famílias que estão nas áreas atingidas pelas chuvas. Os moradores dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e do Rio de Janeiro poderão realizar o saque desses benefícios.

BPC e Bolsa Família antecipam pagamento em janeiro; saiba quem pode sacar 
BPC e Bolsa Família antecipam pagamento em janeiro; saiba quem pode sacar

O calendário de pagamento destes programas têm sido seguidos normalmente, porém muitos dos depósitos seriam realizados nos dias 29, 30 e 31 de janeiro. 

Isso aconteceu pois o calendário do Bolsa Família leva em consideração o número de identificação social (NIS) para pagar os beneficiários. Por tanto, os beneficiários com os finais 8, 9 e 0 iriam receber apenas no final desta semana.

Leia também: Inscrição no Bolsa Família está suspensa? Entenda a situação

O Ministério da Cidadania antecipou também o saque de fevereiro para os moradores desses estados. O calendário não será levado em consideração, e o pagamento será realizado para todos no dia 12 de fevereiro.

Outro benefício que terá uma parcela antecipada é o BPC, pago para idosos acima de 65 anos e às pessoas com deficiência, em que sua renda mensal seja de até 25% do salário mínimo por pessoa. 

O pagamento do mês de janeiro se iniciou na segunda-feira (27), conforme o cronograma do INSS. Mas, não será necessário considerar o calendário, e os atingidos já podem receber o valor.

De acordo com o Ministério, o beneficiário também pode optar por receber de forma antecipada o valor de um salário mínimo, que poderá ser pago em até 36 meses descontado nos benefícios. 

A ideia é que, tanto os beneficiados com o Bolsa Família, como quem recebe o BPC, possa utilizar do pagamento para tentar reestruturar sua vida. Já que muitos perderam seus pertences como móveis, roupas, alimentos e etc.

Os saques serão feitos normalmente na agência da Caixa Econômica Federal. Por conta das circunstâncias, não será obrigatório apresentar documento de identificação com foto, apenas o número do CPF será válido para consultar o direito ao recebimento.

De acordo com o governo, 85 municípios já declararam situação de emergência ou calamidade pública. Os moradores dessas cidades podem realizar os saque. Veja a lista completa:

YouTube video player
Sair da versão mobile