Seguro desemprego bloqueado pelo FGTS será pago a partir de hoje!

Com as controversas do sistema que concede o seguro, o travamento na garantia do seguro-desemprego fez com que profissionais ficassem sem o recebimento as parcelas do auxílio. Para contornar a situação, governo federal começa a realizar os pagamentos nesta terça-feira (28).

 Seguro desemprego bloqueado pelo FGTS será pago a partir de hoje!
Seguro desemprego bloqueado pelo FGTS será pago a partir de hoje!

De acordo com as informações do governo federal, nesta terça-feira (28) começam a ser entregues os pagamentos do benefício a 82.116 mil pedidos de seguro-desemprego.

Inicialmente, este número de travamentos na concessão foi visualizado pela incompatibilidade no sistema após o saque imediato do FGTS.

Leia também: Seguro desemprego pode ser cancelado se você for empreendedor; entenda porquê

A atual situação foi observada pelo problema no qual estava bloqueando a concessão dos benefícios, e a justificativa foi: incompatibilidade de sistemas. A atualização não estava sendo direcionada de forma correta e tendo inconsistências no repasse do valor.

Isto porque os sistemas identificavam irregular o trabalhador realizar o saque do FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, oriundo de programas do governo federal como o saque-imediato. Pontuando que o valor retirado tinha relação com a rescisão contratual de trabalho.

Essa inconsistência e confusão fez com que o seguro desemprego não fosse liberado para quem optou por receber R$500 a R$998 do FGTS em 2019, e o beneficiário era orientado a entrar com recurso administrativo para ter o recurso liberado.

O Ministério da Economia detalha que a partir da identificação dos problemas foi realizado a análise dos 82 mil pedidos. E, a partir disto, já estão sendo liberados os pagamentos. A garantia é de que os valores rejam repassados a partir desta terça (28).

Mas, embora os pagamentos comecem, a pasta detalha que deverá seguir os procedimentos normais, que orientam que benefícios devem ser pagos seguindo o prazo de 30 dias após o requerimento do pedido.

Agora, para realizar novos pedidos de seguro-desemprego, interessados devem acessar normalmente os canais de atendimento da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Os meios para este procedimento são o Portal do Trabalho ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível gratuitamente para smartphones. Nestes meios ainda é possível acompanhar a situação do requerimento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!