Bolsa Família: perdeu a data de pagamento? Saiba se ainda pode receber

Beneficiários do Bolsa Família precisam ficar atentos. Se você está recebendo os auxílios do programa e não sacou ainda as quantias referentes ao meses de dezembro e janeiro, esteja ciente do prazo máximo. O Ministério da Cidadania determina um tempo limite de até 90 dias e caso seja violado os cadastrados podem perder o direito aos benefícios.

Bolsa Família: perdeu a data de pagamento? Saiba se ainda pode receber
Bolsa Família: perdeu a data de pagamento? Saiba se ainda pode receber

Segundo as normas do programa, aqueles que acumulam até três meses de pagamento ficam sujeitos a análise, correndo o risco de serem desligados.

Veja também: Atrasos no Bolsa Família indicam número impactante de cortes comparados a 2019

Isso acontece porquê, ao não retirar a quantia fornecida, o governo federal subentende que a família não está mais precisando dos valores ofertados, desligando-a e fornecendo sua vaga para aqueles que estão nas filas de espera.

Antes de ser oficialmente desligada, a família é notificada, por meio do representante escolhido, sendo alertada que precisa realizar o saque.

Caso, mesmo sob o aviso, não vá até uma agência bancária retirar o pagamento, a gestão do programa dará início ao processo afastamento.

Sobre os pagamentos do Bolsa Família

Os valores são liberados mensalmente e variam de acordo com a condição de cada cadastro. Famílias com renda de extrema pobreza passarão a receber R$ 200 no auxílio básico graças as modificações propostas pelo presidente Jair Bolsonaro.

Já aqueles que estão em situação de pobreza, receberão R$ 100 mensais no benefício comum. Há ainda valores adicionais para aqueles que tenham crianças matriculadas em escolas públicas, mulheres gestantes e filhos recém nascidos.

Todas essas condições modificam o cálculo total do auxílio ofertado para cada família. Os pagamentos são feitos por meio das seguintes instituições:

  • Agências da Caixa Econômica ou terminais eletrônicos;
  • Casas Lotéricas;
  • Posto de Atendimento Caixa Aqui.

É preciso seguir o calendário já divulgado pelo governo. A ordem é definida de acordo com a numeração final do cartão do programa.

Para retirar a quantia basta ir até a instituição financeira portando a documentação original com foto (como o RG) e o documento de identificação do Bolsa Família.

As datas e demais informações sobre os benefícios podem ser consultadas por meio do aplicativo Bolsa Família. A plataforma é gratuita e está disponível na versão IOS e Android.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Bolsa Família: perdeu a data de pagamento? Saiba se ainda pode receber

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA