Bolsa Família: perdeu a data de pagamento? Saiba se ainda pode receber

Beneficiários do Bolsa Família precisam ficar atentos. Se você está recebendo os auxílios do programa e não sacou ainda as quantias referentes ao meses de dezembro e janeiro, esteja ciente do prazo máximo. O Ministério da Cidadania determina um tempo limite de até 90 dias e caso seja violado os cadastrados podem perder o direito aos benefícios.

Bolsa Família: perdeu a data de pagamento? Saiba se ainda pode receber
Bolsa Família: perdeu a data de pagamento? Saiba se ainda pode receber

Segundo as normas do programa, aqueles que acumulam até três meses de pagamento ficam sujeitos a análise, correndo o risco de serem desligados.

Veja também: Atrasos no Bolsa Família indicam número impactante de cortes comparados a 2019

Isso acontece porquê, ao não retirar a quantia fornecida, o governo federal subentende que a família não está mais precisando dos valores ofertados, desligando-a e fornecendo sua vaga para aqueles que estão nas filas de espera.

Antes de ser oficialmente desligada, a família é notificada, por meio do representante escolhido, sendo alertada que precisa realizar o saque.

Caso, mesmo sob o aviso, não vá até uma agência bancária retirar o pagamento, a gestão do programa dará início ao processo afastamento.

Sobre os pagamentos do Bolsa Família

Os valores são liberados mensalmente e variam de acordo com a condição de cada cadastro. Famílias com renda de extrema pobreza passarão a receber R$ 200 no auxílio básico graças as modificações propostas pelo presidente Jair Bolsonaro.

Já aqueles que estão em situação de pobreza, receberão R$ 100 mensais no benefício comum. Há ainda valores adicionais para aqueles que tenham crianças matriculadas em escolas públicas, mulheres gestantes e filhos recém nascidos.

Todas essas condições modificam o cálculo total do auxílio ofertado para cada família. Os pagamentos são feitos por meio das seguintes instituições:

  • Agências da Caixa Econômica ou terminais eletrônicos;
  • Casas Lotéricas;
  • Posto de Atendimento Caixa Aqui.

É preciso seguir o calendário já divulgado pelo governo. A ordem é definida de acordo com a numeração final do cartão do programa.

Para retirar a quantia basta ir até a instituição financeira portando a documentação original com foto (como o RG) e o documento de identificação do Bolsa Família.

As datas e demais informações sobre os benefícios podem ser consultadas por meio do aplicativo Bolsa Família. A plataforma é gratuita e está disponível na versão IOS e Android.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.