Governo antecipa FGTS e Bolsa Família para vítimas das chuvas em MG e ES; veja como receber

Novas funcionalidades estão disponíveis para ajudar famílias vítimas das chuvas nas regiões de Minas Gerais e Espírito Santo. De acordo com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, foram liberadas as possibilidades de saque e recebimento do FGTS e Bolsa Família para casos emergenciais.

Governo antecipa FGTS e Bolsa Família para vítimas das chuvas em MG e ES; veja como receber
Governo antecipa FGTS e Bolsa Família para vítimas das chuvas em MG e ES; veja como receber

Entre as aberturas realizadas estão a possibilidade do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e antecipação do pagamento do Bolsa Família para este grupo. Decisão foi divulgada neste domingo, 26.

Leia também: Saque imediato do FGTS pode ser transferido para outro banco sem taxa; veja como

Ainda foram comunicadas outras medidas pelo governo federal para contornar a situação de emergência.

Segundo o ministro, serão liberados R$ 90 milhões para serem usados na recuperação dos estragos provocados pela chuva em todo o país, valor já destinado pela União como resposta aos desastres.

O ministro destacou durante sua fala em entrevista à imprensa, que ainda há a possibilidade de realizar o remanejamento da verba, sendo que dependerá da demanda apresentada pelos municípios atingidos.

A situação em torno de Minas Gerais com as grandes chuvas que atingem a região já mataram 37 pessoas e feriram sete. Já outras 17 seguem desaparecidas. A Defesa Civil detalha que cerca de 9,6 mil pessoas estão desalojadas e 1,8 mil famílias desabrigadas.

No Espirito Santo a situação não é diferente. Já são oito mil afetados pela chuva. Governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, lamentou o número de vítimas e afirmou que todas as unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais estão mobilizadas para receber doações.

Canuto realizou sobrevoou sobre os municípios mineiros atingidos pela chuva e detalhou que equipe do ministério vai auxiliar os prefeitos dos municípios com os pedidos de recuperação, afim de não ter problemas na solicitação de demandas por obras de reparo.

No último domingo,  governo de Minhas Gerais decretou situação de emergência em  47 municípios. Com isto, estas cidades ficam dispensados de licitação contratos para aquisição de bens em resposta às chuvas, além da prestação de serviços e realização de obras nas áreas afetadas. A medida tem prazo de validade de 180 dias e oi publicada no Diário Oficial do estado.

Como receber o FGTS e Bolsa Família

Quem tem saldo disponível no FGTS pode procurar uma agência da Caixa Econômica Federal e solicitar o valor com justificativa de uso contra colapso ambiental. Basta informar número do NIS, ou CPF.

Para o Bolsa Família, todas as agências da Caixa das cidades atingidas e proximidades estão autorizadas a conceder o benefício independente do número final do cartão do titular.

Nos dois casos, mesmo que não apresentem documento os interessados podem receber o dinheiro. Considerando que seus pertences podem ter sido levados com a enchente ou deslizamento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!