Cadastro Positivo: usar o crédito traz pontuação melhor do que à vista; entenda!

Foram liberadas as consultas ao banco de dados do cadastro positivo neste mês. O programa registra o pagamento das contas em dia para saber se o cliente é um bom pagador, inclusive lhe concede uma nota chamada de scores.

Cadastro Positivo: compras no crédito trazem posição melhor do à vista; entenda!
Cadastro Positivo: compras no crédito trazem posição melhor do à vista; entenda!

Esse cadastro é uma medida que pode ser utilizada por instituições financeiras para que estas possam facilitar a liberação de crédito. Porém, não são todas as informações de pagamento que são levadas em conta. 

Leia também: Cadastro Positivo pode promover queda dos principais juros de pagamento

Aqueles que usam cartão de crédito ou faz compras parceladas e ainda fazem o pagamento dessas contas em dia, podem ter uma nota melhor que o consumidor que realiza as compras à vista.

Isso ocorre pois, os pagamentos à vista, sejam em dinheiro ou cartão de débito, não fazem parte das informações do cadastro positivo e por conta disso não são usados para a composição do score. 

Caso o cidadão não utilize o crédito, fornece menos dados e isso afeta a sua nota. Em entrevista ao portal UOL, o presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito, Elias Sfeir, comentou sobre essa falta de informação. 

“O score é feito em função da informação que é recebida sobre o comportamento dos pagamentos. Se não tem informação, não tem como avaliar”, afirma.

Segundo o SPC Brasil, neste primeiro momento em que o sistema está sendo implantado o score calcula apenas com base nas informações bancárias dos consumidores. 

Sendo assim, o consumidor que não tiver conta em banco, não irá utilizar esses serviços e também não fará parte do cadastro.

As informações de cartão de crédito são apenas de datas, valores e pagamento das faturas. Mas não são fornecidas informações sobre os locais de compra e nem os produtos que foram comprados.

As próximas fases devem incluir informações sobre pagamento de contas como água, luz, telefone e crediário. Para a SPC Brasil, “Esse fato é relevante pois agregará as pessoas que não são bancarizadas, mas pagam suas contas em dia”.

Porém, alertou que apesar do volume de crédito influenciar na nota isso não significa que o consumidor deve realizar suas compras todas a prazo, mas que cada um deve conhecer seu financeiro, caso algo tenha desconto à vista, deve realizar o pagamento nesta modalidade. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!