Cadastro Positivo pode promover queda dos principais juros de pagamento

Mudanças nos principais juros de pagamento poderão beneficiar os brasileiros. Nessa semana, o Banco Central informou que, com a introdução do Cadastro Positivo, as taxas bancárias poderão ser reduzidas em até 30%. Segundo a instituição, a ação poderá movimentar ainda mais o setor econômico até 2021.

Cadastro Positivo pode promover queda dos principais juros de pagamento
Cadastro Positivo pode promover queda dos principais juros de pagamento

João Manoel Pinho de Mello, diretor de Organização do Sistema Financeiro do BC, explicou que a adesão do CP o chamado “spread” bancário ficará mais baixo.

A nomeação diz respeito a diferença entre a taxa que os bancos pagam para captar dinheiro – próxima à Selic, taxa básica de juros da economia atualmente em 4,5% ao ano – e taxa que cobram para emprestar dinheiro aos clientes.

Leia também: Cadastro Positivo está oficialmente aberto para consultas

Segundo o representante, a redução será aplicada para as modalidades que estão com cobranças mais antas, como o cheque especial, cartão de crédito rotativo e o crédito direto ao consumidor.

“Se você pegar um produto, um crédito sem garantia, e comparar internacionalmente […], você vê potencial de quedas de 30% [nos ‘spreads’ médios]. Imagino que no meio do ano que vem a gente vai ver [esse impacto]”, informou.

Sobre o Cadastro Positivo

Ele é utilizado pelas instituições financeiras como uma espécie de referência para saber se os clientes são ou não bons pagadores.

Ao solicitar por serviços de crédito, como financiamentos e empréstimos, os correntistas têm seus dados verificados pelos bancos de modo que possam sentir-se mais seguros em fornece os produtos.

Aqueles que apresentam altas taxas de inadimplência, por exemplo, têm chances de serem recusados pelas instituições, uma vez em que apresentam o risco de não quitar seu débito.

Estatísticas

Em novembro do ano passado, com a Selic em 4,5%, os bancos conseguiram emprestar uma taxa média de 318,3% ao ano no crédito rotativo. Já no cheque especial, o índice foi de 306,6% também na mesma época, ficando até 150% de juros.

O crédito rotativo do cartão de crédito é solicitado por aqueles titulares que não conseguem pagar o valor total de suas faturas até a data de vencimento. Já o cheque especial é uma linha emergencial que permite a solicitação de um valor limite para quem não tem dinheiro em conta.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.