Calendário do Bolsa Família 2020: confira quando receber a parcela 

No final do ano passado, o Ministério da Cidadania divulgou o calendário do Bolsa Família 2020, que será utilizado pela Caixa Econômica Federal para realizar o pagamento do benefício ao longo de todo este ano.

Calendário do Bolsa Família 2020: confira quando receber a parcela 
Calendário do Bolsa Família 2020: confira quando receber a parcela

O programa Bolsa Família foi criado no ano de 2003, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O benefício surgiu após a junção de outros auxílios que seriam pagos a população. 

O Bolsa Família realiza a transferência de renda e atende as famílias brasileiras que se encontram em situação de pobreza e de extrema pobreza no país. 

Notícia relacionada: Bolsa Família suspenso? Aprenda a reverter situação

Estão encaixadas nas categorias, pelas regras atuais, as famílias que vivem em situação de extrema pobreza e têm uma renda mensal de R$ 89,00. E famílias em situação de pobreza com rendimento entre 89,01 reais e 178,00 reais mensais.

Todos os meses, são definidas datas para que os beneficiários possam sacar o dinheiro. Normalmente, eles são pagos de forma escalonada nos últimos dez dias do mês.

Para janeiro, os cadastrados começaram a receber o benefício nesta semana e o calendário seguirá até o dia 31 de janeiro.

Calendário Bolsa Família 2020

Calendário anual de pagamento
Calendário anual de pagamento

Para realizar o saque do dinheiro é preciso que o beneficiário leve em conta o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), que está impresso no cartão utilizado para retirada da quantia no banco.

Depois da data estabelecida no calendário do Bolsa Família 2020, o dinheiro fica disponível na conta por mais 90 dias, ou seja, três meses para que a família realize o saque.

Caso não seja feita a retirada do dinheiro até esse prazo, o governo pode realizar o bloqueio do benefício. 

Depois, para que o desbloqueio seja realizado o responsável deve comparecer no Cadastro Único (Cad) para justificar a não retirada do dinheiro da conta. 

Em seguida o governo irá analisar o motivo para decidir se o benefício será disponibilizado novamente para saque.

Se for aprovado, o titular poderá sacar todo o dinheiro que estava preso na conta durante o tempo que o auxílio ficou bloqueado.

Os cadastrados devem ficar atentos, pois neste ano o governo pretende realizar mudanças na seleção, pagamento e valor do programa. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!