Bolsa Família suspenso? Aprenda a reverter situação

Criado com o objetivo de ajudar brasileiros em situação de pobreza ou extrema pobreza, o Bolsa Família vem passando por um período de fiscalização, suspendendo o auxílio de milhares de cadastrados. Entre os principais motivos, estão os erros das documentação e não cumprimento das medidas obrigatórias. Ao ter o benefício cancelado, o segurado ainda possui uma chance de reverter a situação.

Bolsa Família suspenso? Aprenda a reverter situação
Bolsa Família suspenso? Aprenda a reverter situação

Para isso, antes de mais nada ele precisa saber o motivo pelo qual seu auxílio foi travado. Seja por erros no cadastro, falta das crianças na escola, ausência das documentações médicas ou incompatibilidade de renda. É preciso estar dentro das exigências do projeto para poder voltar a receber.

Leia também: Pagamento do Bolsa Família começou; veja como receber

Abaixo, listamos os principais motivos para o entrave:

  • Dados fornecidos de forma incorreta;
  • Renda superior ao limite estabelecido;
  • Criança participante do grupo familiar sem frequência escolar;
  • Gestantes e crianças não estar em dia com os exames ou sendo acompanhada por médicos;
  • Não comparecer ao posto de atendimento do Bolsa Família para o recadastramento obrigatório;
  • A mudança de endereço sem informar ao cadastro do programa na sua cidade;
  • Acumulo da bolsa por até três meses.

O que fazer se tiver o Bolsa Família cancelado

Inicialmente o programa notifica os cadastrados em quaisquer dessas situações para que estes revejam suas situações. Entretanto, caso o titular representante não modifique os dados, mesmo após a notificação, a bolsa será suspensa.

Se isso acontecer desse modo será preciso dar um tempo de espera entre três e seis meses para tentar se cadastrar no programa novamente, passando por todas as etapas de registro e aprovação já vivenciadas.

O ministério da cidadania reforça que pra evitar tal situação é importante que os cadastrados mantenham seus registros atualizados.

O indicado é que a cada um ou no máximo dois anos o familiar representante passe um pente fino nas informações concedidas ao governo.

Mudanças de endereço, aumento de renda, crescimento da família, entre outros dados, precisam estar devidamente atualizados de acordo com a realidade de cada cadastro.

É válido ressaltar que, para reforçar a fiscalização, o ministério está trabalhando para que as informações do Imposto de Renda dos segurados sejam repassadas, de modo que possa tornar a avaliação ainda mais rígida.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.