BPC: atenção para novas regras de inscrição do benefício 

Os segurados do Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem ficar atentos para as novas regras de inscrição do benefício. Saiba aqui como funciona essa seleção, e quem pode se inscrever no sistema. 

BPC: atenção para novas regras de inscrição do benefício 
BPC: atenção para novas regras de inscrição do benefício

As mudanças na previdência fizeram com que houvesse mudanças em alguns benefícios. Porém, outros não sofreram com as alterações, como é o caso do BPC. O programa não teve alterações, apenas estendeu o pagamento para outras classes.

Saiba também: Atrasos no INSS atingem drasticamente benefício pago aos idosos

Inicialmente, o texto da reforma propôs que diminuísse o valor do BPC. Estabelecendo R$400 para aqueles que tivessem 60 anos e apenas com 70 seriam atingido o salário mínimo. Mas a proposta foi retirada da reforma, em junho, pelo relator Samuel Moreira (PSDB-SP).

Com isso, ficou estabelecido que o benefício será pago para pessoas com deficiência de qualquer idade ou para idosos com idade de 65 anos. Para aqueles que apresentam impedimentos a longo prazo que seja de no mínimo dois anos, de natureza física, mental, intelectual e sensorial. O valor pago é de um salário mínimo, ou seja, R$1.045.

Diferente de alguns benefícios, para receber este não se faz necessário que o beneficiário tenha contribuído com o INSS. Apesar disso, o BPC não realiza o pagamento de 13º salário e também não deixa pensão por morte para as famílias.

Para recebê-lo é preciso que a renda familiar mensal seja de até ¼ de salário mínimo por pessoa.

Os que desejam solicitar o pagamento, devem ir até um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) próximo a sua residência e fazer a inscrição no Cadastro Único. 

No sistema, ficam registradas as características da residência, a identificação e escolaridade de cada pessoa que mora na casa e a situação de trabalho e renda, além de outras informações.

Se já estiver cadastrado é possível fazer o agendamento no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pelo telefone 135 ou pelo site.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

BPC: atenção para novas regras de inscrição do benefício 

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA