IPTU Recife 2020: saiba quais as condições para pagar o tributo

Moradores do Recife devem ficar atentos, pois o calendário de pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano começará a valer a partir das próximas semanas. Por enquanto, aqueles que desejarem pode imprimir as guias de pagamento online através do site da prefeitura. O IPTU Recife 2020 contará com descontos de até 10% a depender das condições de pagamento.

IPTU Recife 2020: saiba quais as condições para pagar o tributo
IPTU Recife 2020: saiba quais as condições para pagar o tributo

Aqueles que não estão com débitos e têm uma situação fiscal em dia, contarão com uma redução de 10% no valor total da parcela única. Para isso, é preciso quitar o imposto por completo e à vista.

Veja também: IPVA PE 2020 sofre alterações e usuários precisam saber

Já quem não puder encerrar a dívida de uma única vez e estiver com o nome limpo, o reajuste será de 5% em cada parcela agendada. Por fim, aqueles que estão em débito, mas ainda assim optaram pelo pagamento da cota única, também serão contemplados com 5% de isenção.

Emissão do carnê digital do IPTU Recife 2020

Para otimizar a prestação de contas, a prefeitura do município permite que os contribuintes emitam suas próprias guias de pagamento, por meio de seu portal.

Basta acessar o site www2.recife.pe.gov.br e seguir os seguintes passo a passo:

  • Encontre a opção “IPTU e Taxa de Limpeza”;
  • Selecione “Extrato de Débito e Emissão de Guias (DAM)”;
  • Informar o número de registro do imóvel;
  • Selecionar se deseja o boleto único ou as guias parceladas, podendo efetuar o pagamento de todas as parcelas em DAM único (valor total), ou informando o número das parcelas (pagamento parcelado), caso o débito seja do ano atual;
  • Clicando no ícone da impressora ao lado do período desejado;
  • Para os débitos de anos anteriores, é possível gerar o DAM único (valor total) escolhendo a data de vencimento ou realizar simulação e o parcelamento clicando na opção parcelar.

Em caso de atraso no pagamento das parcelas do IPTU Recife 2020, o contribuinte precisará entrar no portal e refazer as etapas acima de modo que possa emitir novas guias com as datas e valores de juros atualizados.

Instituições para pagar o imposto

No Recife, os pagamentos poderão ocorrer nas instituições financeiras abaixo. É válido ressaltar que o contribuinte pode quitar a dívida tanto nas agências físicas, quanto por meio dos aplicativos de cada banco, conforme desejar.

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Banco Itaú
  • Banco Santander
  • Caixa Econômica Federal
  • Lotéricas (No limite fixado pela CEF)
  • SICREDI

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.