Serviços da Receita Federal ficam indisponíveis e prejudicam usuários

Os usuários que precisam dos serviços da Receita Federal não puderam contar com eles. Pois, o site ficou instável por quatro dias seguidos e prejudicou os contribuintes que dependem de recursos vindos do sistema.

Serviços da Receita Federal ficam indisponíveis e prejudicam usuários
Serviços da Receita Federal ficam indisponíveis e prejudicam usuários

A Receita informou que o incidente ocorreu durante a operação em equipamentos do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), por isso, alguns serviços têm mostrado momentos de indisponibilidade.

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O Serpo informou que os sistemas afetados envolvem:

  • Emissão de certidão negativa e situação fiscal;
  • Caixa postal;
  • Parcelamentos especiais;
  • Simples Nacional, no qual está disponível para realizar consulta aos documentos de arrecadação pagos;
  • Documentos de arrecadação;
  • Distribuição dos tributos de ITR e Simples Nacional;
  • Recolhimento de documentos ao e-Processo;
  • Infojud;
  • Dossiê Integrado.

A Receita Federal esclareceu que essa instabilidade não afetou o sistema relacionado ao cumprimento de obrigações tributárias principais ou acessórias, com prazo para encerramento nesta semana.

De acordo com a instituição, o site apresentou instabilidade desde a última terça-feira (10), quando o órgão liberou a consulta do segundo lote de restituições. Que foi o maior da histórias com mais de 2,4 milhões de contribuintes recebedores. 

Após isso, as visitas à página aumentaram, principalmente no início da manhã, causando falhas nos serviços da Receita Federal. As mensagens que apareciam na tela eram de  “erro de habilitação do usuário” e “aplicação temporária indisponível”.

O portal do Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC), o envio de declaração através do Receitanet e os sistemas aduaneiros também foram atingidos. A previsão é de que os sistemas voltem gradativamente e com isso sejam restabelecidos.

O site da Receita Federal é um dos principais meios de comunicação com os contribuintes. Além dele, os usuários podem baixar em seu smartphone o aplicativo da Receita ou telefonar para o Receita Fone de número 146.

Entre março e abril começam as entregas das declarações do Imposto de Renda, um dos serviços da Receita Federal. E os usuários utilizam, justamente, o site da instituição para tirar dúvidas e baixar o programa.

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Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.