Calendário do INSS vai começar com valor mais alto; acesse o cronograma

Atenção aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social. A partir da próxima semana, especificamente no dia 27, começará o calendário do INSS com o pagamento dos benefícios concedidos pelo órgão. Como de costume, os depósitos serão feitos no fim do mês e seguirão a ordem por meio do último dígito presente no cartão dos beneficiários.

Calendário do INSS vai começar com valor mais alto; acesse o cronograma
Calendário do INSS vai começar com valor mais alto; acesse o cronograma

Segundo o instituto, esse ano cerca de 35 milhões de brasileiros serão contemplados com o cronograma. Os valores variam de acordo com a situação de cada cadastrado, levando em consideração qual o tipo de seu benefício e as regras estabelecidas pelo mesmo.

Leia também: INSS comunica prazo para que todos os pedidos sejam analisados; confira!

Aqueles que recebem até um salário mínimo serão os primeiros contemplados e na sequência, após encerrar a rodada de todos inseridos nessa categoria, começará o pagamento para os segurados com renda superior.

Calendário do INSS

Valores do INSS 2020

É válido ressaltar que esse ano os segurados receberão quantias maiores do que em 2019, graças ao aumento do salário mínimo. O piso atual foi modificado para R$ 1.045 e é utilizado como base para definir a quantia ofertada para cada categoria.

No entanto, para o mês de janeiro a quantia a ser paga será de no mínimo R$1.039. Por conta do decreto que autoriza o novo valor entrar em vigor apenas em 1° de fevereiro.

Além disso, o instituto reformulou seus índices de reajuste para as aposentadorias e pensões. Os aumentos ficaram entre 1,22% e 4,48%, a depender do mês e ano em que o benefício foi concedido.

Em resumo, aqueles que estão recebendo a aposentadoria desde 2019 e têm uma renda superior ao piso nacional terão reajuste de 4,48%.

Para definir o novo cálculo, o INSS levou em consideração a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumido, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 10 de janeiro.

O percentual aplicado aos benefícios é proporcional ao mês em que o beneficiário começou a recebe-lo. Visualize a tabela completa:

Data de início de benefício Reajuste proporcional (%)
Até janeiro de 2019 4,48
Em fevereiro de 2019 4,11
Em março de 2019 3,55
Em abril de 2019 2,76
Em maio de 2019 2,14
Em junho de 2019 1,99
Em julho de 2019 1,98
Em agosto de 2019 1,88
Em setembro de 2019 1,76
Em outubro de 2019 1,81
Em novembro de 2019 1,77
Em dezembro de 2019 1,22

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.