INSS comunica prazo para que todos os pedidos sejam analisados; confira!

Em meio à maior crise de sua história, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que a análise dos benefícios em suspensão deverão ser retomadas a partir do mês de março. Segundo o órgão, esse é o tempo necessário para que seus sistemas estejam com as novas regras, frutos da reforma da previdência, já instaladas.

INSS comunica prazo para que todos os pedidos sejam analisados; confira!
INSS comunica prazo para que todos os pedidos sejam analisados; confira!

Desde a aprovação da PEC, no dia 13 de novembro de 2019, os benefícios ficaram suspensos uma vez em que o instituto precisaria adaptar seus sistemas e funcionários para as novas propostas.

Acontece que a pausa resultou em um acúmulo de mais de 2,4 milhões de pedidos, gerando a principal crise do INSS. Para rever a situação, o governo federal decidiu instaurar uma ação de força-tarefa que tem como objetivo antecipar as análises dos auxílios.

Leia também: INSS permite consultar situação do benefício em meio à crise

Uma das propostas sugeridas foi a contratação de 7 mil militares para atuarem nos guichês de atendimento do INSS enquanto seus servidores ficam responsáveis apenas pelas análises.

Análises em andamento no INSS

Segundo o órgão, atualmente está sendo realizada uma análise parcial dos auxílios, sendo estes relacionados ao salário-maternidade e auxílio-doença.

Já as aposentadorias, categoria mais modificada com a reforma da previdência, ainda espera as atualizações dos sistemas do instituto que precisam enquadrar as novas regras para computar as contribuições responsáveis por liberar o benefício.

Um outro motivo responsável por agravar a crise, diz respeito a ausência do relatório de responsabilidade da DataPrev. Desde 2018 a empresa vem atualizando a planilha de cadastro dos beneficiários que deveria já estar nas mãos dos servidores.

Porém o trabalho ainda não foi concluído e segue sem previsão. Com tais dados o INSS otimiza o cadastro de cada beneficiário, uma vez em que conseguirá toda a sua documentação e demais informações de forma mais rápida.

Em nota, o Instituto justificou a demora na adaptação do sistema devido à complexidade e extensão das mudanças provocadas pela reforma que, segundo o órgão, “representou a maior e mais profunda reforma no sistema previdenciário do país”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.