INSS permite consultar situação do benefício em meio à crise

Com os problemas em torno do atraso na concessão de benefícios do INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social, o número de espera se torna preocupante. Em meio à crise, o órgão ainda deixa aberta consulta da situação do benefício.

INSS deixa aberta consulta da situação do benefício em meio à crise
INSS deixa aberta consulta da situação do benefício em meio à crise

O procedimento pode ser realizado através da internet, exclusivamente pelo sistema Meu INSS. Nele, além deste serviço é possível fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas.

O segurado acessa e acompanha todas as informações da sua vida laboral (ou seja, sua história de trabalho) como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.

Acesse também: Revisão dos benefícios do INSS precisa ser feita logo! Atenção ao prazo

Para utilizar os serviços da plataforma é necessário se cadastrar e obter senha no próprio site. O Meu INSS é acessível por meio de computador ou celular.

Acompanhando a situação do benefício, isto é, a condição legal do seu pedido. O requerente consegue ter acesso a resposta da sua solicitação. Se ainda está em análise, se foi deferida ou indeferida.

Cenário de crise no INSS

As irregularidades já têm somado níveis expressivos de espera. O que faz com que o órgão passe por uma crise de sistemas.

Toda a situação começou quando o sistema para concessão dos benefícios ficou super lotado e não conseguiu se atualizar com as novas normas da Previdência.

De acordo com dados do Instituto, são cerca de 1,3 milhões de pedidos que estão parados há mais de 45 dias, sendo considerado 2 milhões de requerimentos totais dentro da crise no INSS.

O INSS pontua que os sistemas de concessão de benefícios estão tendo que ser atualizados para adequar-se às novas regras. Tendo em vista que, os cálculos de concessão de benéfico não são realizados de forma manual.

Governo anunciou, na última semana, o interesse em realizar uma força-tarefa para tentar zerar a fila de espera dos pedidos do INSS até dezembro de 2020. A alternativa encontrada foi a contratação provisória de militares.

O aplicativo do Meu INSS também está enfrentando problemas na atualização da contagem do tempo de contribuição. O que afeta como um todo os pedidos de salários. Tal ponto tem enfrentado dificuldades desde que a reforma da Previdência entrou em vigor, em 13 de novembro de 2019.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!