Veículos: atenção redobrada para as novas regras válidas em janeiro

Os donos de veículos no país devem ficar atentos às novidades, já que a partir do dia 31 de janeiro passa a ser obrigatório o uso das placas do Mercosul para todos os estados do país. 

Veículos: atenção redobrada para as novas regras válidas em janeiro
Veículos: atenção redobrada para as novas regras válidas em janeiro

O prazo atende a Resolução de número 780/2019, que foi aprovada em julho do ano passado, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A resolução determina que os estados devem usar as placas no modelo atualizado.

Leia: Reembolso do DPVAT: dobra número de contribuintes com direito ao valor 

Após essa decisão, a implantação foi adiada seis vezes. A primeira vez anunciada foi no ano de 2014 e deveriam ter entrado em vigor no ano de 2016.

Por conta de disputas judiciais, a implantação foi prorrogada para 2017 e novamente adiada para que os órgãos estaduais de trânsito conseguissem se adaptar ao modelo e credenciar os fabricantes das placas.

As novas placas já começaram a ser usadas na Argentina e Uruguai, em breve elas começaram a valer no Paraguai e Venezuela. 

De todos os 26 estados, aderiram a nova PIV o Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia. 

Nesta quarta-feira (22), o Presidente Jair Bolsonaro, afirmou que nem todos os carros precisam fazer a troca de placas para as do Mercosul.

“Não será exigido a troca de placas. As atuais valerão até o fim da vida útil do veículo. Placa nova apenas para carros novos ou em caso de furto ou dano”, disse o presidente em uma série de posts no Twitter sobre o tema. 

Isto significa que a nova placa será exigida apenas para os carros que irão fazer um outro emplacamento. Não havendo necessidade de recadastrar e alterar todos os milhares de veículos do país. 

Já as placas que forem amassadas em acidentes, furto ou roubo também precisam ser trocadas e serão reemitidas no novo padrão.

Os motoristas que não se enquadram nas situações, mas desejam ter o veículo com o modelo mais moderno, podem fazer a troca também. 

As placas do Mercosul serão compostas por quatro letras e três números, o inverso das utilizadas hoje. Foram realizadas mudanças na cor, que agora será totalmente branca. 

As cores das fontes irão realizar a diferenciação dos veículos, a cor preta será utilizada para os veículos de passeio, a vermelha para os carros comerciais, o azul para os oficiais, a verde para os veículos em teste, dourado para os diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores.