IPVA MS 2020: atenção para o fim do pagamento com desconto 

Os motoristas do Mato Grosso do Sul devem ficar atentos, pois o prazo para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA MS 2020) com desconto está acabando. 

IPVA MS 2020: atenção para o fim do pagamento com desconto 
IPVA MS 2020: atenção para o fim do pagamento com desconto

Na próxima sexta-feira (31) é o último dia para os contribuintes que desejam realizar o pagamento do tributo em cota única, com desconto de 15%. 

Leia também: Emprego no Mato Grosso do Sul: empresa abre 2,8 mil vagas essa semana

O motorista que optou por parcelar o imposto, que pode ser feito em até cinco vezes, deverá pagar a primeira parcela também dia 31.

Já a segunda vencerá no dia 28 de fevereiro, a terceira em 31 de março, quarta em 30 de abril e a última em 29 de maio. 

Os valores a serem pagos no IPVA MS 2020 dependem do preço de mercado do automóvel, considerando a tabela Fipe. Multiplicado pelas alíquotas da região, sendo:

  • 3,5% para os carros de passeio;
  • 2% para caminhão, ônibus, motos, triciclos e quadriciclos;
  • 2,5% para embarcações e aeronaves;
  • 3% para aeronaves e lanchas esportivas, como jet-skis, motor-home e kart;
  • 3,5% para carros de passeio;
  • 4,5% para carros de passeio com capacidade de até oito passageiros, que utilizam óleo diesel;
  • 7% para veículos de corrida. 

Vale lembrar que caminhão, ônibus, micro-ônibus e veículos de passeio novos permanecem isentos pelo primeiro ano, e as motocicletas têm desconto de 50% na primeira tributação.

Esse tributo é a segunda fonte de arrecadação do governo mato grossense, ficando atrás apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O IPVA MS 2020 é obrigatório, todos os proprietários precisam quitar o débito dentro das condições estabelecidas pelo governo estadual. 

Da quantia arrecadada, parte vai para o estado e a outra para o município. O dinheiro é investido nos setores de atendimento ao público como saúde, educação, segurança e transporte.

Ao não realizar o pagamento do imposto, o motorista não pode licenciar o seu carro. E corre o risco de ter seu bem apreendido. Sem contar que não é possível fazer a transferência para um novo dono. 

O proprietário do veículo ainda vai ter o seu nome inscrito em dívida ativa, assim, não poderá solicitar crédito nos bancos.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPVA MS 2020: atenção para o fim do pagamento com desconto 

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA