Consultar saldo do FGTS pode te ajudar a planejar uso do benefício; aprenda a fazer

O acesso aos valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode contribuir em diversas formas para os contribuintes. Mas antes do saque, é possível consultar o saldo do FGTS para planejar os gastos financeiros e fazer um bom uso do dinheiro.

Consultar saldo do FGTS pode ajudar a planejar gasto do benefício
Consultar saldo do FGTS pode ajudar a planejar gasto do benefício

O procedimento de consultar o saldo do FGTS faz com que o trabalhador tenha conhecimento sobre o quanto de dinheiro está sendo depositado no fundo. Esta etapa também permite saber o quanto receberá na liberação parcial do fundo.

Saiba: FGTS para investir na sua educação? Senado estuda a proposta 

O governo liberou dois meios de saque para o FGTS. O saque-imediato já está disponível e pode ser retirado por contribuintes que têm contas ativas e inativas do fundo com contribuição. Valores podem chegar a R$ 998.

Já outra modalidade chamada de saque-aniversário, garante ao trabalhador a opção de sacar um percentual do valor do FGTS sempre perto da data de aniversário, anualmente.

Onde consultar o saldo do FGTS

Para ter acesso ao valor, o governo liberou alguns meios para isto: sendo possível consultar através do app FGTS. Nele, aparece o valor disponível para saque imediato, os canais de pagamento, além de consultar seu extrato, saldo, informações, e tirar dúvidas.

O download é simples, basta baixar o aplicativo na loja de seu smartphone, seja Android – na Play Store – ou pelo iOS – na Apple Store.

Ainda é possível fazer a consulta ao FGTS no site da Caixa. Para este procedimento é importante ter em mãos os documentos como CPF ou número do NIS.

Outra funcionalidade oferecida pelo banco é a opção de recebimento de mensagens no seu número de celular. Para isso, é preciso realizar o cadastro no Portal Caixa.

Após o cadastro, o trabalhador receberá informações mensais sobre os depósitos feitos pelo empregador e o saldo atualizado do seu Fundo de Garantia e será avisado quando houver valores liberados para saque. Ainda é possível fazer a adesão do serviço via terminal de auto atendimento.

Planejamento de gastos

Com os valores em mente, é possível realizar um planejamento com o que vai ser feito com o uso do dinheiro. Desta forma, existem algumas dicas que podem auxiliar na hora de usar o benefício.

É importante, antes de tudo, identificar o valor e o que ele irá corresponder para a renda familiar. Caso seja necessário é bom utilizar para quitar dívidas antigas. Se não houver, o bom uso é fazer investimento em poupança.

O planejamento fará com que, o contribuinte possa visualizar quando realizar uma compra desejada. Ou seja, com o valor é possível monitorar preços e programar o uso para realizar aquisição de algum bem ou até mesmo aderir a um serviço.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!