O período de declaração do Imposto de Renda 2020 está cada vez mais próximo e com isso milhares de brasileiros precisam começar a se organizar para a prestação de contas. Entres as informações dadas ao leão, o contribuinte pode solicitar ao Instituto Nacional do Seguro Social seu extrato de benefícios e contribuições. Isto é, o informe de rendimento do INSS, que pode ser abatido nos valores finais.
O procedimento é simples e deve ser realizado diretamente com o INSS. Há duas formas de fazer, uma só através do portal Meu INSS e outra tendo que ir até uma unidade do instituto.
Acesse também: Declaração IRPF 2020: startup lança plataforma gratuita para facilitar preenchimento
Como emitir o informe de rendimento do INSS
- Pela internet sem comparecimento à unidade do INSS
Dessa forma, é preciso acessar o Portal do Meu INSS, selecionar a opção “Entrar” no canto superior direito da tela e realizar um cadastro. Caso seja o primeiro acesso, é preciso fazer o login criando uma senha e e-mail de identificação.
Na sequência, ao acessar o sistema com a senha registrada, escolha a opção “Extrato para Imposto de Renda (IR)” , do lado esquerdo da página, e emita o documento.
- Com agendamento e comparecimento à unidade do INSS
Já para aqueles que preferem fazer o serviço presencialmente, é preciso acessar o Meu INSS, solicitar um “Novo requerimento” e digitar no campo “pesquisar” a palavra “extrato”.
Na sequência, marque o horário e local que deseja ser atendido. Compareça à unidade do INSS, no dia e hora definidos, com os documentos necessários, sendo estes:
- Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;
- Documentos pessoais do interessado com foto.
Mudanças no Imposto de Renda 2020
Esse ano o tributo passará por algumas modificações, a mais recente, no que diz respeito as declarações, é que agora os patrões não poderão abater as contribuições do INSS de seus funcionários domésticos.
A medida não foi renovada para 2020 e não poderá ser aplicada. Aqueles que colocarem os valores na declaração de forma desatualizada estarão sujeitos a cair na malha fina.
Segundo o governo, a isenção por parte da modalidade foi definida por só beneficiar uma parcela da sociedade que tem condições de custear as despesas com empregado doméstico.