Declaração IRPF 2020: startup lança plataforma gratuita para facilitar preenchimento

A declaração do IRPF 2020 passará a contar com mais uma ferramenta digital. Meses antes de iniciar o calendário do tributo, a startup catarinense, Leoa, lançou uma plataforma online que permite que o contribuinte faça sua prestação de conta de forma mais rápida e intuitiva. O serviço já está disponível e é gratuito.

Declaração IRPF 2020: startup lança plataforma gratuita para facilitar preenchimento
Declaração IRPF 2020: startup lança plataforma gratuita para facilitar preenchimento

Esse será o primeiro ano de funcionamento da ferramenta que, segundo seus criadores, promete desburocratizar a vida dos contribuintes na hora de prestar conta ao poder público. Eduardo Canova, CEO da fintech, afirmou que a ideia de desenvolver a página veio a partir das próprias dificuldades de fazer a declaração.

Leia também: Pagamento do Imposto de Renda pode usar criptomoedas? Entenda proposta

Segundo ele, ao utilizar a plataforma, o contribuinte não precisará mais de um contador ou especialista, pois a mesma lhe trará as informações necessárias e indicará possíveis erros que poderão acarretar na malha fina.

O CEO afirma que a solução tem como objetivo permitir que o próprio contribuinte prepare sua declaração do IRPF 2020 corretamente.

“Criamos um mapa com toda a jornada do contribuinte no programa da Receita e levantamos as principais dúvidas e erros que eles cometem”, explicou.

A Leoa contará com uma tecnologia de machine learning, sugerindo melhores respostas e alteração no cadastro dos usuários.

Um exemplo para melhor compreensão, dado por Eduardo, é que se um contribuinte declara ser casado e ter um filho de 20 anos, o sistema irá alerta-lo para não indicá-lo como dependente, já que a receita não aceitará porque o dependente é maior de idade.

Eduardo espera que já nesse primeiro ano o serviço seja aceito pelos usuários e consiga obter frutos maiores em 2021. Atualmente, para se sustentar, o serviço oferecerá uma antecipação de restituição — com uma cobrança de 1,5% a 3,5% ao mês de juros.

Segundo Canova, a fintech ainda conta com um funding próprio de R$ 3 milhões para essa linha de crédito e está estruturando um fundo mais robusto com uma gestora do mercado.

 “Não queremos só antecipar a restituição, mas também oferecer crédito para ser usado com essas despesas que serão restituídas”, antecipou o executivo.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Declaração IRPF 2020: startup lança plataforma gratuita para facilitar preenchimento

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA