Compras no cartão de crédito serão mais seguras no Rio de Janeiro; saiba como

Donos de cartão de crédito terão mais uma solução para ajudar na hora de combater fraudes e identificar as compras. Nova prática deve ser adotada por operadores na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado.

Compras no cartão de crédito serão mais seguras no Rio de Janeiro; saiba como
Compras no cartão de crédito serão mais seguras no Rio de Janeiro; saiba como

Agora as operadoras de cartão de crédito são obrigadas a enviarem aos clientes uma mensagem de texto (SMS) na hora da realização de um compra. Ou seja, ao comprar um produto, ele será informado sobre a aquisição.

A nova regra faz parte do projeto de lei sancionado pelo prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, nesta terça-feira (21). De acordo com o texto, a intenção é agilizar a identificação de fraudes, como em casos de roubo e clonagem de cartões.

Leia também: Cartão virtual Bradesco mais seguro e diferenciais exclusivos 

O texto sancionado foi publicado no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (22) e já começa a valer. A proposta foi realizada pelo vereador Carlos Eduardo (SD), autor do projeto na Câmara Municipal do Rio.

Segundo o parlamentar, a lei dá ao consumidor a oportunidade de, imediatamente, contestar uma compra e cancelar o cartão de crédito, evitando que outras compras sejam debitadas indevidamente.

Ainda é pontuado no texto que as operadoras, a partir do bloqueio do cartão, conseguirão vantagens ao identificar as irregularidades de forma mais prática e podem atuar rapidamente.

Hoje, o serviço de envio de SMS para os clientes na hora da realização de uma compra é cobrado por algumas operadoras. Desta forma, com a nova implementação passará a valer como uma regra geral.

Os clientes ainda podem realizar a verificação de seus gastos através dos aplicativos oficiais de cada um das empresas de cartão de crédito. Por meio da plataforma é possível identificar as compras de todo o período de uso do cartão.

Além disto, a notificação é enviada caso o cliente tenha interesse. Mas, para recebê-la é preciso estar conectado com a internet. Nos app ainda é possível emitir segunda via de conta e outras funcionalidades.

Para realizar a contestação de alguma compra o fluxo atual de procedimento depende de cada cartão de crédito, mas o passo inicial é realizar o bloqueio e entrar em contato com a operadora detalhando a situação e informando pontos necessários para a realizar a investigação.