IPVA 2020 RJ: calendário de pagamento com desconto começa hoje!

Motoristas do Rio de Janeiro precisam ficar atentos. Nesta terça-feira (21) é o primeiro dia para pode quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores com desconto. O pagamento é destinado para aqueles que possuem automóveis com a numeração final da placa zero e permite um desconto de 3% na quantia total do IPVA 2020 RJ.

IPVA 2020 RJ: calendário de pagamento com desconto começa hoje!
IPVA 2020 RJ: calendário de pagamento com desconto começa hoje!

Para ter acesso aos carnês, basta acessar o site do Detran RJ. O procedimento é simples, ao entrar no site é preciso ir até a parte de tributos e selecionar a opção IPVA.

Na sequência, o contribuinte deve informar o número do Renavam do imóvel e confirmar a informação.

Notícia relacionada: IPVA RJ 2020: veja quem tem direito a isenção do tributo

O boleto será disponibilizado automaticamente e poderá ser pago tanto presencialmente, nas agências bancárias, como por meio das plataformas digitais das instituições financeiras.

O boleto também pode ser impresso no site do Bradesco, na aba de impostos e tributos. Quem tem conta no banco consegue fazer o pagamento automático com o código de barras.

É preciso ficar atento ao prazo de vencimento, principalmente os que desejam obter o desconto.

Calendário IPVA 2020 RJ para pagamento à vista

Nos próximos dias, o calendário da cota única se encerrará para os seguintes grupos, confira:

  • Numeração final 1 – quarta (22);
  • Numeração final 2 – quinta (23);
  • Numeração final 3 – sexta (24).

Aqueles que desejarem parcelar o imposto poderão paga-lo até o mês de abril. A ordem de pagamentos será definida também pela numeração final da placa do veículo e devem ser cumpridas para evitar multas e juros.

Em casos de atrasos e inadimplência

Aqueles que não encerrarem o tributo conforme exige a Secretaria da Fazenda ficarão sujeitos a pagarem multas, já que transitar inadimplente é considerado multa gravíssima.

No entanto, apenas no estado do Rio de Janeiro a dívida com o IPVA não impede que seja emitido e atualizado o documento de licença, o CRLV.

Sobre o IPVA RJ 2020

Esse ano o imposto apresentou valores 3,36% em comparação a 2019. Para ter as cobranças definidas foi levado em consideração as taxas da tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

O valor final do IPVA é definido de acordo com o tipo de cada veículo e leva em consideração o preço do automóvel no mercado x as alíquotas aplicadas a categoria.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.