IPTU Brusque 2020: emissão do carnê pela internet sobe; aprenda como fazer

O pagamento do Imposto Predial Urbano Territorial, IPTU Brusque 2020, está prestes a começar. Os carnês de pagamento já estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda e apresentaram emissão por parte de 3 mil contribuintes. Além da versão impressa, enviada pelos correios, os proprietários podem acessar o portal e emitir uma segunda via online gratuita.

IPTU Brusque 2020: emissão do carnê pela internet sobe; aprenda como fazer
IPTU Brusque 2020: emissão do carnê pela internet sobe; aprenda como fazer

Para fazer o procedimento é simples. Basta ir até o site da Sefaz e selecionar a aba de serviços. Nela, o usuário precisa procurar pela opção “Emissão de guia do IPTU” e na sequência ir até o extrato e guias de pagamento.

Saiba também: IPTU Digital 2020: método tem poupado tempo e dinheiro das prefeituras

Ao carregar, o portal solicitará o número do cadastro do imóvel e pedirá para que a seção seja confirmada por meio de um código digital fornecido na própria página.

Ao efetuar o procedimento, o contribuinte terá acesso, inicialmente, ao valor total do imposto. A seguir, ele pode selecionar a simulação do parcelamento, gerando as guias mensais que já apresentarão as datas de vencimento ao longo dos próximos 10 meses.

É válido ressaltar que se o pagamento ultrapassar a data explicitada, o contribuinte precisará acessar o portal e refazer o procedimento de modo que atualize a cobrança com um novo vencimento e também com as taxas de juros e multa.

Sobre o IPTU Brusque 2020

Esse ano o imposto oferecerá 15% de desconto para aqueles que optarem pela parcela única. Para isso é preciso quitar o valor total da dívida à vista até o prazo solicitado (mês de fevereiro).

Já aqueles que quiserem dividir há duas oportunidades. A primeira é a divisão de até três vezes, que permitirá uma isenção de 7% no valor total. O pagamento deverá ser efetuado no mesmo prazo para quem for parcelar em até 10 vezes sem desconto.

Os contribuintes que dividirem o imposto em um trimestre precisam selecionar a opção no site da Sefaz, de modo que o boleto já venha com os valores atualizados para a categoria.

Por fim, é possível pagar o IPTU Brusque 2020 em até 10 vezes. Para a modalidade, é preciso que o boleto tenha uma cobrança mínima de R$ 50 e seja quitado nas datas determinadas.

Em todas as modalidades, o contribuinte que atrasar o pagamento ficará sujeito a ter seu nome publicado na dívida ativa.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.