Tabela de pagamento INSS terá início nos próximos dias

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social devem ficar atentos a tabela de pagamento do INSS, que começará a funcionar já nos próximos dias. O depósito do seguro, assim como o auxílio-doença, salário maternidade e auxílio reclusão, é feito conforme o valor a ser recebido. Saiba quando e onde retirar sua quantia. 

Tabela de pagamento INSS terá início nos próximos dias
Tabela de pagamento INSS terá início nos próximos dias

Aqueles que recebem um salário-mínimo terão prioridade e receberão o crédito na conta primeiro. Já aqueles que recebem mais do que o piso gozarão do benefício depois.

É importante frisar que quando o dia do depósito cai em fim de semana ou feriado, o valor é depositado no dia útil seguinte. 

Leia também: Mudança no salário mínimo vai alterar contribuição ao INSS e FGTS; saiba como fica

Em linhas simples, neste mês de janeiro quem recebe o salário base poderá sacar o INSS entre o dia 27 de janeiro e 7 de fevereiro. Quem recebe mais que o mínimo terá acesso ao valor a partir do dia 3 de fevereiro.  

Além do valor, os segurados são divididos pelo número final do seu cartão do INSS. Ou seja, para saber o dia exato que receberá, você precisa estar ciente do número do seu benefício.

Para isso, cheque o seu número de cadastro, cada aposentado ou pensionista do seguro pago pelo INSS recebe uma numeração única, que segue um padrão de 10 dígitos. O número ao qual você deve ficar atento é o último antes do dígito (que virá separado por hífen). 

Exemplo: Se seu número de cadastro é 123456789-0. Seu número final é 9. 

Tabela de pagamento INSS

Tabela de pagamento INSS terá início nos próximos dias
Tabela de pagamento INSS terá início nos próximos dias

Onde posso retirar meu salário do INSS?  

Para o primeiro pagamento você tem até 60 dias após a disponibilização dos recursos para sacar os benefícios, tendo em mãos a carta de aprovação do INSS, um documento oficial de identificação e seu número de inscrição no PIS/PASEP.

Para retirar o dinheiro você terá que ir a uma Agência Caixa, ou nomear um procurador (previamente autorizado pelo Posto do INSS) para efetuar a transação. 

Feito isto, o pensionista poderá escolher entre receber o dinheiro diretamente em sua conta corrente ou pela emissão do cartão INSS, com o qual poderá sacar o valor total da aposentadoria em qualquer casa Lotérica, terminais de autoatendimento, correspondentes Caixa Aqui ou agências Caixa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!