IPVA 2020: Dúvidas sanadas podem fazer você pagar menos imposto em SP

Nesta semana se encerra o prazo para que os motoristas paulistanos, com final da placa do 3 ao 7, paguem a parcela única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, IPVA SP 2020. O calendário com a opção de desconto teve início no dia 9 deste mês e se entenderá até o dia 22. Nesse primeiro momento, a prestação de conta é referente a parcela única que oferece até 3% de desconto no valor total do tributo.

IPVA SP 2020: tire todas as suas dúvidas antes de pagar o imposto
IPVA SP 2020: tire todas as suas dúvidas antes de pagar o imposto

Para poder pagar, o contribuinte precisa acessar o site do Detran de SP e emitir seu boleto impresso. Para isso, ele precisa ter em mãos o número do Renavam do veículo e fornece-lo na hora de fazer o cadastro.

O procedimento é simples, basta acessar o portal, ir até a opção de “Veículos”, selecionar “Débitos do veículo”. Clicar em “Seu veículos” e fazer o login no portal. A criação do usuário depende do número do CPF.

Leia também: DPVAT SP 2020: aprenda a emitir boleto

O IPVA SP 2020 pode ser quitado tanto nas agências bancárias, quanto por meio dos aplicativos das instituições financeiras.

É preciso estar atento ao prazo de validade, pois caso o mesmo seja ultrapassado será necessário emitir uma versão atualizada do boleto, estando sujeito a multas.

Veículos isentos do IPVA SP 2020

Apesar de ser cobrado em todo o estado, há determinados grupos que estarão isentos da cobrança em 2020. Normalmente, são liberados aqueles veículos muito antigos que já não possuem valor no mercado ou então as seguintes categorias:

  • Taxistas;
  • Pessoas com deficiência;
  • Ônibus e microônibus urbanos;
  • Veículos com mais de 20 anos.

Imunidades

  • Veículos oficiais;
  • Partidos políticos;
  • Igrejas;
  • Entidades (educação e assistência social) sem fins lucrativos.

Licenciamento antecipado

Desde 2 de janeiro, os contribuintes puderam optar pelo licenciamento antecipado e paga-lo independentemente do número final da placa do veículo:

  • Em cota única, até o dia 22 de janeiro de 2020, com desconto de 3%;
  • Em cota única, até o dia 24 de fevereiro de 2020, sem desconto;
  • Até o dia 24 de março de 2020, relativamente ao pagamento da terceira parcela, quando tenha ocorrido a opção pelo parcelamento.

Calendário IPVA SP 2020:

Mês Janeiro Fevereiro Março
Parcela Primeira parcela ou cota única com desconto Segunda parcela ou cota única sem desconto Terceira parcela
Placa Dia de vencimento Dia de vencimento Dia do vencimento
Final 1 9 de janeiro 11 de fevereiro 11 de março
Final 2 10 de janeiro 12 de fevereiro 12 de março
Final 3 13 de janeiro 13 de fevereiro 13 de março
Final 4 14 de janeiro 14 de fevereiro 16 de março
Final 5 15 de janeiro 17 de fevereiro 17 de março
Final 6 16 de janeiro 18 de fevereiro 18 de março
Final 7 17 de janeiro 19 de fevereiro 19 de março
Final 8 20 de janeiro 20 de fevereiro 20 de março
Final 9 21 de janeiro 21 de fevereiro 21 de março
Final 0 22 de janeiro 24 de fevereiro 24 de março

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.