INSS traz orientações sobre atualização de dados a fim de evitar atrasos nos pedidos  

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social devem prestar muita atenção na hora de preencher seus dados cadastrais. Isto ajuda a evitar atrasos nos pedidos e garante menos dor de cabeça para os beneficiários. Por isso, o INSS traz, em seu site, algumas informações sobre como atualizar a sua inscrição. 

INSS traz orientações sobre atualização de dados a fim de evitar atrasos nos pedidos
INSS traz orientações sobre atualização de dados a fim de evitar atrasos nos pedidos

O cidadão que recebe benefício no INSS e que precisa atualizar informações dadas anteriormente, como: nome, nome da mãe, CPF, endereço, e-mail e/ou telefone, além de modificar sua atividade nos casos de Empregado Doméstico, Contribuinte Individual, Facultativo ou Segurado Especial. Não precisa comparecer a uma unidade física do INSS, podendo fazer todas as mudanças online.

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Para ter acesso a este serviço, basta acessar o site Meu INSS e realizar os seguintes passos:  

  • Faça login; 
  • Escolha a opção Agendamentos/Requerimentos;  
  • Clique em “novo requerimento”; 
  • Digite em “pesquisar” a palavra “dados”; 
  • Selecione o serviço desejado; 
  • Clique em “Novo requerimento”; 
  • Digite “atualização” no campo “pesquisar”; 
  • Selecione o serviço desejado. 

Documentos originais necessários para atualização no INSS: 

  • Documentos pessoais do requerente com foto; 
  • Além dos outros documentos os quais o cidadão pretenda atualizar o cadastro no site do Instituto Nacional do Seguro Social, como por exemplo, título eleitoral, certidões de nascimento ou casamento, comprovante de residência, entre outros. 

Outros documentos:

  • Procuração ou termo de representação legal; 
  • Documento de identificação com foto (como identidade, carteira de habilitação ou passaporte); 
  • CPF do procurador ou representante, se houver. 

Após passar por todas estas etapas, você pode acompanhar o andamento do pedido pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.

O atendimento presencial pode ser necessário se algum documento for negado, o INSS notificará o beneficiário nestes casos. 

Restou alguma dúvida? O Instituto Nacional do Seguro Social garante meios de comunicação entre o órgão e os trabalhadores.

Como os Canais de Prestação, que podem ser acessados através do site, no telefone 135, ou do aplicativo de celular Meu INSS. O serviço de apoio ao beneficiário pode ser acessado de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). 

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