Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social devem prestar muita atenção na hora de preencher seus dados cadastrais. Isto ajuda a evitar atrasos nos pedidos e garante menos dor de cabeça para os beneficiários. Por isso, o INSS traz, em seu site, algumas informações sobre como atualizar a sua inscrição.
O cidadão que recebe benefício no INSS e que precisa atualizar informações dadas anteriormente, como: nome, nome da mãe, CPF, endereço, e-mail e/ou telefone, além de modificar sua atividade nos casos de Empregado Doméstico, Contribuinte Individual, Facultativo ou Segurado Especial. Não precisa comparecer a uma unidade física do INSS, podendo fazer todas as mudanças online.
Leia também: Atrasos no INSS: número impressionante de segurados ainda aguardam respostas
Para ter acesso a este serviço, basta acessar o site Meu INSS e realizar os seguintes passos:
- Faça login;
- Escolha a opção Agendamentos/Requerimentos;
- Clique em “novo requerimento”;
- Digite em “pesquisar” a palavra “dados”;
- Selecione o serviço desejado;
- Clique em “Novo requerimento”;
- Digite “atualização” no campo “pesquisar”;
- Selecione o serviço desejado.
Documentos originais necessários para atualização no INSS:
- Documentos pessoais do requerente com foto;
- Além dos outros documentos os quais o cidadão pretenda atualizar o cadastro no site do Instituto Nacional do Seguro Social, como por exemplo, título eleitoral, certidões de nascimento ou casamento, comprovante de residência, entre outros.
Outros documentos:
- Procuração ou termo de representação legal;
- Documento de identificação com foto (como identidade, carteira de habilitação ou passaporte);
- CPF do procurador ou representante, se houver.
Após passar por todas estas etapas, você pode acompanhar o andamento do pedido pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.
O atendimento presencial pode ser necessário se algum documento for negado, o INSS notificará o beneficiário nestes casos.
Restou alguma dúvida? O Instituto Nacional do Seguro Social garante meios de comunicação entre o órgão e os trabalhadores.
Como os Canais de Prestação, que podem ser acessados através do site, no telefone 135, ou do aplicativo de celular Meu INSS. O serviço de apoio ao beneficiário pode ser acessado de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).