Caiu na malha fina do IRPF, mas regularizou? A Receita tem uma boa notícia

Caiu na malha fina do IRPF e já regularizou sua situação? Então pode comemorar. A Receita Federal anunciou, nessa quarta-feira (15), que deu início a liberação das restituições do tributo. O pagamento será destinado para aqueles que atualizaram os dados na RF, referentes aos anos de 2008 a 2019.

Caiu na malha fina do IRPF, mas regularizou? A Receita tem uma boa notícia
Caiu na malha fina do IRPF, mas regularizou? A Receita tem uma boa notícia

Segundo a Receita, serão cerca de R$ 725 milhões depositados para os contribuintes. O valor será enviado para as contas bancárias indicadas na hora de fazer a declaração e deverá cair durante os próximos dias.

Veja também: IRPF: fim das deduções do INSS será mais vantajosa para o governo

Nesse lote, 8.010 são idosos acima de 80 anos, 36.161 têm entre 60 e 79 anos de idade, 4.412 têm alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 9.387 têm no magistério sua maior fonte de renda.

Como saber se teve a restituição liberada?

Quem estiver em dúvidas quanto a liberação da restituição, pode entrar no site da Receita para conferir. O procedimento é simples e solicita apenas o número do CPF do cadastrado.

Além disso, é possível também se informar pelo Receitafone (146) ou checar pelo app Pessoa Física, disponível para Android e iOS. No portal são dadas informações sobre os lotes da restituição e consequências da malha fina do IRPF.

A quantia paga é calculada a partir da Selic (taxa básica de juros), podendo ou não receber alterações. Os percentuais de correção variam de 4,77% (2019) a 113,05% (declarações entregues em 2008).

A restituição fica disponível no banco durante 12 meses. Caso o contribuinte não retire o valor, precisará solicita-lo pelo site da Receita, indo até a aba de “Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição”, ou diretamente no e-CAC, em “Extrato do Processamento da DIRPF”.

Aqueles que não tiveram a quantia debitada, mas têm direito de recebe-la, devem entrar em contato com as instituições responsáveis. Basta ir até uma agência do Banco do Brasil ou ligar para a 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (para deficientes auditivos)

O que é a malha fina do IRPF?

Trata-se de uma revisão do Imposto onde a Receita Federal que identifica erros das declarações dos contribuintes. Omissão de valores, sonegação de pagamentos ou depósitos são alguns dos motivos pelos quais os brasileiros caem na malha fina.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Caiu na malha fina do IRPF, mas regularizou? A Receita tem uma boa notícia

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA