Novas regras do FGTS mudam modalidade tradicional de saque

Atenção às novas regras do FGTS. À partir desse ano de 2020 os brasileiros passam a contar com duas modalidades de saque: a tradicional (retirada liberada em condições especiais como desemprego, entre outras) e o saque-aniversário (pago anualmente na data de nascimento do beneficiário).

Novas regras do FGTS mudam modalidade tradicional de saque
Novas regras do FGTS mudam modalidade tradicional de saque

Nas regras do FGTS para o saque tradicional, o brasileiro poderá continuar recebendo auxílio em caso de demissão sem justa causa e poderá solicitar o valor para financiar imóveis, ou lidar com acidentes naturais para reconstrução de sua casa.

Leia também: Saque FGTS de R$500 ainda está disponível para retirada

O pagamento será liberado mediante a comprovação de quaisquer situação e não implicará em reduções ou taxas.

Já no saque-aniversário, o segurado poderá retirar uma parcela de seu fundo de garantia anualmente. Entretanto, sendo demitido sem justa causa, não poderá ser beneficiado com a rescisão. Isto é, com o pagamento total do fundo.

Isso porque a modalidade informa que só há a chance de uma liberação anual, então o trabalhador, mesmo demitido, já terá tido acesso a sua parcela.

Em seu site, a Caixa Econômica alerta para o fato de que ao fazer a opção pelo saque-aniversário, “o trabalhador não poderá sacar o total da conta por motivo de demissão, mas tem direito a todas as demais modalidades de saque, incluindo o saque da multa rescisória. Ficam mantidos os saques para a compra da casa própria, doenças graves, aposentadoria e outros casos já previstos anteriormente na Lei”.

Quem inicialmente concordar com as novas regras do FGTS e optar pelo saque-aniversário e na sequência desistir, terá que esperar um prazo de dois anos para poder voltar a categoria tradicional.

Transição e cadastro

Para mudar a modalidade é preciso acessar o aplicativo Meu INSS ou o site da Caixa Econômica e selecionar a opção que deseja. O processo é feito de forma rápida e permite ainda uma consulta dos possíveis valores que irá receber em ambas as categorias.

Calendário de pagamento

No caso do saque-aniversário, os pagamentos terão início em abril e serão organizados de acordo com a data de aniversário dos segurados. A partir do mês de novembro, todos os cadastrados passarão a receber exatamente no mês em que nasceram.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.