Novo saque do FGTS vai beneficiar quem busca por linha de crédito

A criação do saque-aniversário, novo saque do FGTS, interferirá na busca por serviços de crédito. Segundo o Ministério da Economia, a modalidade tem potencial para quintuplicar o volume de empréstimos consignado para trabalhadores da iniciativa privada.

Novo saque do FGTS vai beneficiar quem busca por linha de crédito
Novo saque do FGTS vai beneficiar quem busca por linha de crédito

Isso acontece porque a média de juros do crédito pessoal não consignado será de 2% ao mês. Atualmente o valor é de 6,08%, com o reajuste, espera-se uma maior procura pela modalidade tendo em vista que ela terá mais lucratividade.

Leia também: Saque aniversário FGTS: alteradas regras para aderir à modalidade

“Destaca-se assim que há uma expansão do crédito consignado privado que passa a ser 5,37 vezes o atual. O seu novo montante (R$ 122,8 bi) representa um aumento do acesso ao crédito das famílias a juros significativamente mais baixos”, informa em nota a Secretaria da Política Econômica (SPE).

Outro ponto importante é que o cenário econômico está sinalizando uma redução de 4,5% para 4,41%, no comprometimento das famílias com juros em amortizações.

Com isso, espera-se que o aumento da oferta de crédito pessoal passe a ser de 7,61%, levando em consideração o Produto Interno Bruto (PIB).

A SPE ainda diz que a linha de empréstimo consignado ao novo saque do FGTS terá juros reduzidos e uma expansão de crédito. Justamente porquê a modalidade tem garantia com risco zero. O resultado é o crescimento econômico para o país.

Sobre o novos saque do FGTS – saque aniversário

A medida é fruto do governo do presidente Jair Bolsonaro e começará a ser paga a partir do mês de abril, pela Caixa Econômica Federal. Terá direito a modalidades os trabalhadores que desejarem aderi-la, a transição deve ser feita pelo site da Caixa.

Os pagamentos serão organizados de acordo com a data de aniversário dos cadastrados e são benéficos principalmente para aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho agora e não possuem grandes contribuições.

Já para aqueles que estão próximos da aposentadoria, especialistas indicam que é melhor permanecer na antiga modalidade do FGTS, tendo em vista que estão próximos de receber a contribuição total acumulada ao longo do tempo de serviço.

De acordo com o governo, a modalidade do FGTS deve criar um mercado de até R$ 100 bilhões em recebíveis de crédito nos próximos quatro anos.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Novo saque do FGTS vai beneficiar quem busca por linha de crédito

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA