Vagas para Jovem Aprendiz: prefeitura do Rio abre 100 oportunidades 

A prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), abriu 100 vagas para Jovem Aprendiz, programa que incentiva as empresas a contratarem jovens para o seu primeiro emprego. 

Vagas para Jovem Aprendiz: prefeitura do Rio abre 100 oportunidades 
Vagas para Jovem Aprendiz: prefeitura do Rio abre 100 oportunidades

O Jovem Aprendiz é um projeto do governo federal que busca incentivar as empresas a desenvolverem vagas para jovens e adolescentes que têm entre 14 a 24 anos.

Leia tambémVagas de emprego no BTG Pactual: oportunidade para 1° emprego e estágio

O menor aprendiz irá receber pelo menos um salário mínimo e pode ficar inscrito por até dois anos no programa. 

Isso por conta de estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta que 30% dos jovens entre 14 a 17 anos estejam desempregados. E 25% que jovens de 18 até 24 anos não conseguem um espaço no mercado .

Além disso, o horário que o jovem vai trabalhar não pode atrapalhar suas atividades escolares, compromissos, e nem o seu rendimento.

Para participar do programa o jovem precisa estar matriculado no Ensino Fundamental ou Médio. O empregador também precisa pagar um curso para o jovem, que deixará de trabalhar para frequentar a aula. 

Os jovens podem procurar por essas oportunidades na internet em sites de empregos ou até no site das próprias empresas.

No Rio, os candidatos precisam realizar as inscrições na sede do governo municipal que se encontra na Rua Afonso Cavalcanti, número 455, no 9º andar do Prédio anexo, na ala A. Elas poderão ser feitas até sexta-feira (17), às 9 horas. 

É necessário levar CPF, identidade, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e a carteira de trabalho. 

Para concorrer às vagas de Jovem Aprendiz é preciso que o candidato tenha concluído ou esteja cursando o ensino médio e ter disponibilidade para trabalhar aos sábados.

O jovem terá acesso também a um curso do Senac, que deverá ser frequentado duas vezes na semana, e trabalhar três vezes na empresa.

Além disso, o jovem receberá benefícios como alimentação no local, vale transporte, assistência médica e odontológica. Assim como programa de participação nos lucros e oportunidade de uma futura efetivação. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!